Plantio consorciado de Eucalipto e Acácia favorece a saúde e a fertilidade do solo

Autor: 
Arthur Prudêncio de Araujo Pereira
Orientador: 
Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Programa: 
Solos e Nutrição de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
sex, 05/10/2018 - 13:00


Estudo utiliza consórcio com leguminosas e identifica mecanismos usados pela microbiota que estimulam a saúde do solo e a nutrição de plantios de Eucalipto

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Esalq buscou entender os principais mecanismos utilizados pela microbiota (conjunto dos micro-organismos que habitam determinado ambiente) para melhorar a fertilidade e, consequentemente, a saúde do solo em plantios de Eucalipto.

De autoria de Arthur Prudêncio de Araujo Pereira e orientação da professora Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, o trabalho demostrou que nos plantios de Acácia e nos plantios consorciados entre Eucalipto e Acácia foram encontradas maiores quantidades de carbono e nitrogênio nas frações orgânicas do solo. “Isso sugere que esses plantios promovem um ambiente no qual os micro-organismos fazem um uso mais eficiente dos recursos presentes, favorecendo toda a ecologia do ecossistema florestal”, comenta o autor da pesquisa, que teve apoio da Fapesp. A primeira parte deste estudo foi publicada na revista Frontiers in Microbiology, o Jornal de Microbiologia mais citado do mundo.

A íntegra do artigo pode ser consultada no link https://doi.org/10.3389/fmicb.2018.00655 .
 

Texto: Caio Albuquerque
Vídeo: Divisão de Comunicação da Esalq

Foto: Gerhard Waller