A Seção Técnica de Informática anuncia em 07/08/2018 o início de operação do novo sistema de requisição de serviços SIESALQ Chamados em substituição ao antigo SIESALQ ON-LINE que atendeu por longos 15 anos (desde 2003).
Trata-se do OTRS 6 ("Open-source Ticket Request System", "sistema de código aberto de requisição de chamados"). Escrito em linguagem Perl, o pacote está disponível na Internet. Foi baixado e implantado sem custo em computador próprio da ESALQ. É um ambiente seguro onde as transações (solicitações e acompanhamentos de serviço) são criptografados.
Um pouco de OTRS
OTRS apoia a implantação de vários processos de ITIL (“Information Technology Infrastructure Library", Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), um conjunto de boas práticas aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.
Começou a ser desenvolvida no final dos anos 1980 no Reino Unido. Em meados de 1990 ITIL foi reconhecida como padrão de fato no Gerenciamento de Serviços de TI. Logo tornou-se padrão para a norma BS 15000 (British Standard 15000) e atualmente é um anexo da ISO 20000.
Reconhecido mundialmente, OTRS é usado por grandes corporações dentre as quais ACCER, BAYER, LUFTHANSA, MITEL, SONNY, OLIYMPUS.
Na USP, OTRS é utilizada pela Superintendência de Tecnologia de Informação. Na ESALQ, OTRS está funcionando com bons resultados desde maio de 2018 no Serviço de Pós-Graduação.
Agora chegou a vez da Seção Técnica de Informática iniciar o uso desta ferramenta e aprimorar a gestão de seus serviços.
Tendo em vista que OTRS é indicado em qualquer local de prestação de serviço, esta Seção coloca-se à disposição para prestar mais esclarecimentos sobre como implantar OTRS em cada Setor onde houver interesse.