Tentativa de golpe com falso e-mail | INFORMÁTICA

Tentativa de golpe com falso e-mail

A Seção de Informática alerta a comunidade do Campus Luiz de Queiroz sobre a disseminação de e-mails falsos utilizando nomes de pessoas conhecidas e mensagens atrativas (ofertas de emprego, ganhos financeiros etc.) com intuito de obter vantagens indevidas.

Recentemente circulou um e-mail dessa natureza envolvendo um ex-vice-reitor da USP, dois docentes da ESALQ, dirigido a alunos dos docentes, sobre "vagas disponíveis para coordenadores e auxiliares na prestação de serviços temporários em processos seletivos". A mensagem recebida pelos alunos tinha a assinatura do ex-vice-reitor com recomendações dos docentes.

Alertado por alunos que desconfiaram do teor do e-mail, os docentes esclareceram o ocorrido através do mailing institucional.

A mensagem recebida pelos alunos continha evidentes sinais de golpe, notadamente:

1. Os endereços eletrônicos inseridos eram de domínio @gmail.com ao invés do institucional @usp.br.
  2. Solicitação de depósito em dinheiro para uma conta particular.
  3. Texto com inúmeros erros gramaticais (ortografia, pontuação, acentuação, sintaxe etc.), uso excessivo de palavras em maiúsculo e cores, formatação sem padrão (mensagem bagunçada), imagens com qualidade ruim ou em desarmonia com o contexto geral.

Os pontos acima são comuns quando se trata de tentativa de golpe via e-mail.

Fato semelhante ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

É importante estar atento e informado sobre tentativas de golpe eletrônico, pois além de atingir as pessoas em sua individualidade atingem ao coletivo, principalmente quando os golpistas conseguem obter dados sigilosos (senhas) e com isso acessar redes e sistemas corporativos.

A orientação básica é adotar boas práticas de Segurança da Informação como apontado nos manuais!

1. https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
  2. https://forumdainternet.cgi.br/2015/files/WorkshopUsoSeguroInternet.pdf