Fazenda Areão

A Fazenda Areão consiste em uma área de 130 hectares anexa ao Campus "Luiz de Queiroz", administrada pela Diretoria da ESALQ, que a disponibiliza para todos os departamentos para a implementação de projetos de pesquisa. Pelas suas condições de topografia, solo, clima e hidrografia, a área apresenta enormes potencialidades para constituir-se em importante núcleo de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da USP/ESALQ.

Institucionalmente, o colegiado que delibera sobre a administração, o uso e as atividades da Fazenda Areão é a Comissão de Gestão da Fazenda Areão, instituída pelo Conselho Técnico Administrativo da ESALQ em sua reunião de 11 de outubro de 1999 e composta por 5 membros titulares e respectivas suplentes, com mandato de 2 anos.

A produção da Fazenda Areão é comercializada, preferencialmente, junto aos departamentos da ESALQ. O excedente é comercializado com particulares, sendo os recursos desta renda industrial recolhido à tesouraria da ESALQ, e, se possível, revertido em favor da Fazenda.

A Fazenda Areão tem sido utilizado, ainda, para outras finalidades. A ESALQ doou 0,5 hectare à Prefeitura, para a construção do observatório astronômico municipal. Uma área de um hectare abriga a Incubadora de Empresas Agrozootécnicas. Há também o incentivo de abertura da universidade para as empresas do setor agropecuário que vêm realizar testes ou pesquisas de seus produtos, oferecendo alguns benefícios em contrapartida à escola. A área é destinada também ao treinamento de estudantes com estágios nas diversas áreas de atuação. A Fazenda conta ainda, com uma sala de aulas para realização de parte das aulas de campo ali ministradas.

A Fazenda Areão abriga ainda a ESALQTec - Incubadora Tecnológica e uma sala de aulas para realização de parte das aulas de campo ali ministradas.