#vocetambempode

A ESALQ é uma Unidade de Ensino e Pesquisa da USP que oferece 7 cursos de graduação em Piracicaba

Para ingressar em um dos cursos de graduação oferecidos na Universidade de São Paulo (USP), universidade pública e de ensino gratuito, é preciso inscrever-se no vestibular realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). A ESALQ também oferece vagas integradas ao SiSU (Sistema de Seleção Unificado).

Para obter informações sobre as carreiras oferecidas pela USP, participe dos eventos promovidos pela Universidade

Visita monitorada ao Campus da USP em Piracicaba que ocorre entre maio/junho.

Campi Interior: evento anual que ocorre entre maio/junho.

Evento anual que ocorre entre julho/agosto.

Acesse o Catálogo das profissões da USP, com indicações dos cursos oferecidos em todos os campi da Universidade

Consulte a campanha #vocetambempode, que pretende estimular alunos de escolas públicas a ingressarem na USP

Como ingressar na USP/ESALQ ?

bônus

Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 20%, conforme o grupo no qual o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.

Para o vestibular de 2018, o número de vagas da ESALQ integradas ao SiSU será de 91, com adesão de todos os cursos de graduação da unidade. Entre as modalidades de vagas adotadas pelo SiSU, as Unidades da USP podem optar por três: ampla concorrência (AC); vagas disponibilizadas para candidatos que, independentemente de renda, tenham realizado o Enem; vagas disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), e vagas para quem tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (EP). As vagas da ESALQ serão disponibilizadas da seguinte forma em cada curso: Administração – 5 (AC:5), Ciências Econômicas – 5 (AC: 2, EP: 3), Ciências dos Alimentos – 12 (AC: 4, EP: 4, PPI: 4), Ciências Biológicas – 9 (EP: 4, PPI: 5), Engenharia Agronômica – 40 (AC: 20, EP:10, PPI: 10), Engenharia Florestal – 12 (AC: 3, EP: 6, PPI: 3), Gestão Ambiental – 8 (AC: 4, EP:4).

* O SiSU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Pró-reitoria de Graduação da USP define a forma de compatibilização dos resultados de candidatos aprovados nos dois processos – Sisu e Fuvest.

Cotas sociais e raciais

Em reunião ocorrida no dia 4 de julho, o Conselho Universitário (Co) da USP aprovou a criação de cotas sociais e raciais. A reserva será feita de forma escalonada: no ingresso de 2018, serão reservadas 37% das vagas de cada unidade de ensino e pesquisa; em 2019, a porcentagem deverá ser de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação; para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%; no ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno. Além disso, na reserva de vagas para os estudantes de escolas públicas também incidirá o porcentual de 37% de cotas para estudantes autodeclarados PPIs.

A reserva considerará, conjuntamente, os dois processos de seleção da Universidade: o vestibular da Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Para saber mais sobre as carreiras profissionais oferecidas pela ESALQ, assista ao vídeo institucional sobre os cursos: