1º Encontro “Qualidade de Ensino na Graduação”

Debate ocorreu na Central de Aulas da ESALQ (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e de outras universidades se reuniram na Central de Aulas da ESALQ durante esta sexta-feira, 6 de novembro, para a realização do 1º Encontro “Qualidade de Ensino na Graduação”, organizado pelo Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) e pela Comissão de Graduação (CG) da ESALQ. O objetivo da reunião foi apresentar e debater aprimoramentos na educação do ensino superior, analisando métodos alternativos e estudando os processos de aprendizagem dentro da instituição.

Segundo o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, é essencial que essa discussão seja feita com os protagonistas diretos nesse processo. “Falar desse tema é usar o nosso tempo para uma iniciativa muito positiva, porque ao estudar o ensino, estamos buscando maneiras de qualificá-lo. E essa qualificação não pode ser constituída apenas por um número pequeno de pessoas, ela tem que ser trazida desde sua base, com alunos, docentes e até não docentes”, comentou. Ainda de acordo com Nussio, isso auxilia a diretoria da ESALQ a alinhar seus interesses com o que de fato representa melhorar a qualidade em educação.

Os profissionais e os alunos também argumentaram sobre quais são os atributos que caracterizam um bom professor. Maria Antonia Ramos de Azevedo, professora da UNESP/Rio Claro, ministrou a primeira palestra sobre “Processos de ensino e aprendizagem na universidade” e questionou os presentes sobre o que é ensinar. “Cada docente tem um conceito e um método diferentes para ensino. Cursos com muitos professores podem tornar a cabeça do aluno uma bagunça”, explicou Maria.

A professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, Rosebelly Nunes Marques, que também integra o GAP, defendeu a iniciativa da ESALQ em debater algo tão primordial como o ensino. “Nossa instituição precisa olhar para a questão da graduação, pois estamos formando futuros pesquisadores e, principalmente, futuros professores”, ressaltou.

Felipe Caires – Estagiário de Jornalismo (6/11/2015)
Revisão: Caio Albuquerque

Palavra chave: