AGROdestaque entrevista Alexandre Pedroso (F-1987)

Engenheiro agrônomo conta sobre sua atuação na área de nutrição de bovinos leiteiros (Crédito: Divulgação)
Editoria:

Atuação profissional
Concluí minha graduação na ESALQ (Engenharia Agronômica) em 1987, em seguida fiz o Mestrado em Ciência Animal e Pastagens, concluído em 1995. De 1994 a 2002 trabalhei fora da área, principalmente com organização de eventos técnicos. Em 2002 voltei para a ESALQ como aluno especial da Pós-Graduação no Departamento de Zootecnia, onde realizei o programa de Doutorado em Ciência Animal e Pastagens, concluído em 2006. Desde 2004 eu ministrei diversos cursos técnicos online para o MilkPoint e trabalhei como consultor técnico em fazendas leiteiras. Entre 2008 e 2010 fiz programa de Pós-Doutoramento em Nutrição de Ruminantes, também no Departamento de Zootecnia da ESALQ. De 2011 a 2014 trabalhei como Pesquisador A na EMBRAPA Pecuária Sudeste e em 2015 comecei a trabalhar como Consultor Técnico para Bovinos Leiteiros na Cargill Nutrição Animal (Nutron), posição que ocupo atualmente.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições pertinentes ao cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?
Trabalho no mercado de nutrição de bovinos leiteiros, como consultor técnico da Cargill Nutrição Animal (Nutron). Minhas atribuições nesta posição são dar suporte técnico para a equipe de campo, que conta com 35 profissionais espalhados por todo o Brasil, fazer treinamentos de capacitação para equipes técnicas de distribuidores e desenvolver projetos técnicos customizados em clientes chave. Minha função é de fundamental importância para que nossa equipe de campo se mantenha sempre atualizada com o que há de novo em nutrição e alimentação de bovinos leiteiros, e que possa ser aplicado nas fazendas produtoras de leite, e também para que possamos desenvolver projetos técnicos que resultem em ganhos de produtividade, rentabilidade e redução de impacto ambiental em sistemas de produção de leite.

Quais os principais desafios desse setor?
Quebrar alguns paradigmas relativos a conceitos antigos de nutrição e manejo de bovinos leiteiros é um grande desafio, mas atualmente o mais desafiador em meu trabalho é encontrar alternativas para podermos gerar mais valor para os nossos clientes. Temos que nos diferenciar fazendo um trabalho que efetivamente contribua para aumentar a lucratividade das fazendas produtoras de leite.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
O mercado extremamente competitivo e dinâmico em que atuo demanda profissionais com atitude marcante. Elevado grau de comprometimento com o trabalho, pró-atividade, capacidade de se auto gerenciar, facilidade para trabalhar em equipe e espírito colaborativo. Capacitação técnica é importante, mas isso pode ser aperfeiçoado durante o trabalho.

Entrevista concedida a Ana Carolina Brunelli, estagiária de Jornalismo

08/04/2016