AGROdestaque entrevista Eugenio Caputi, engenheiro agrônomo (F-1979)

Versão para impressãoEnviar por email
Profissional retrata história de sua formação e profissão. (Crédito: Divulgação)
Editoria: 

Atuação profissional

Tenho a obrigação e prazer de dizer que a minha vida mudou radicalmente ao chegar imaturo em Piracicaba. Tive o imenso prazer de fundar uma das mais tradicionais repúblicas, a Kpixama - a casa do soldado - com outros três tão jovens companheiros.

Formado em 1979, iniciei a carreira como Gerente de Produção de Sementes na Cargill. Após dois anos, fui contratado para gerenciar uma fazenda com multiexplorações e gerenciar o departamento técnico de uma cooperativa leiteira. Concomitantemente, fui sócio numa indústria de calcário e transportadora do produto acabado.

Em seguida, fui sócio de uma empresa que disponibilizava boletins informativos do mercado pecuário e iniciei a minha carreira de avaliador. Fundei a Caputi Avaliações e a Caputi Distribuidora. A primeira é líder nacional de avaliações de imóveis rurais e a segunda atua fornecendo equipamentos e insumos agropecuários nas diversas esferas dos governos; fundei também a empresa Sondaterra, líder nacional de fabricação de equipamentos amostradores de solo e de manejo de irrigação.

Ainda em 2015, inauguraremos a Tutta Birra, microcervejaria com produção inicial mensal de 16 mil litros de chopp, que será, com certeza, um dos lugares preferenciais de refúgio para os esalqueanos, tanto dos moradores como aqueles que passam por Piracicaba.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições do cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?

Como dito no item acima, estou na liderança dessas empresas, sempre me atualizando e assessorado pelos melhores colegas, também advindos das salas da Esalq.

Quais os principais desafios desse setor?

Manter-se atualizado, competitivo e na liderança.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Empreendedor, com conhecimentos técnicos sólidos e dinamismo.

Entrevista concedida a Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo
21/09/15