AGROdestaque entrevista Tathiane Albuquerque (F-2010)

Versão para impressãoEnviar por email
A engenheira agrônoma conta sobre sua atuação como avaliadora de imóveis rurais (Créditos: Divulgação)
Editoria: 

Atuação profissional 

Sou engenheira agrônoma, formada em 2010. Minha primeira oportunidade de trabalho foi na AgriPoint Portais da Internet, empresa de serviços de informação especializada na cadeia do leite, café, ovinos e caprinos. Lá trabalhei por três anos (2011 a 2014) como coordenadora de cursos online voltados ao agronegócio e conteudista dos portais CafePoint e MilkPoint.

Atualmente sou gerente de projetos de mercado na Caputi & Caputi Avaliações, empresa especializada em avaliação de imóveis rurais para as mais diversas finalidades, tais como heranças, financiamentos e garantias bancárias.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições pertinentes ao cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?

Atualmente, trabalho no setor de avaliação de imóveis rurais. Estou coordenando a criação de um boletim de terras, que será utilizado como fonte de informação para subsidiar tomada de decisão de negociações de compra e venda de imóveis rurais. Minhas atribuições envolvem coordenar a equipe de avaliadores na busca de informações a campo e analisar os dados coletados, visando o desenvolvimento de banco de dados de preços de terras e mapeamento de atributos do meio físico por meio de geoprocessamento.

A demanda por terras ocorre nos mais diferentes segmentos, desde os agricultores até indústrias e bancos. Entretanto, esta demanda, assim como as ofertas, oscila fazendo com que os preços variem. Desta forma, desejamos auxiliar na compreensão da dinâmica do mercado de terras a fim de tornar o setor mais transparente e efetivo, procurando reduzir as assimetrias de informação de mercado entre vendedores e compradores.

Quais os principais desafios desse setor?

Os preços dos imóveis não são formados apenas por variáveis relacionadas à qualidade das suas terras ou a quantidade de infraestrutura instalada, mas também por variáveis regionais, externas ao imóvel, como infraestrutura, legislação ambiental, logística de transporte, expansão urbana, crescimento demográfico com aumento da demanda de alimentos, dentre outras variáveis.

Assim, o principal desafio do setor é definir o conjunto de variáveis relevantes capazes de caracterizar o mercado de terras e a formação de seu preço, aumentando o grau de transparência e facilidade de se transacionar a terra, oferecendo as condições básicas para o adequado funcionamento do mercado de terras.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

A atividade da avaliação exige o conhecimento específico de diversos temas como matemática financeira, engenharia econômica, mercado imobiliário, entre outras. Dessa forma, o mercado busca por especialistas e equipes que saibam trabalhar de forma multidisciplinar os recursos e uso da terra e que atuem com coerência, precisão, simplicidade, ética e dignidade.

Entrevista concedida a Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo | 27/11/2015

 
Palavra chave: 
AGROdestaque Tathiane Albuquerque Avaliadora de imóveis rurais