Calq comemora 110 anos

Fundado em 23 de maio de 1909, por iniciativa de acadêmicos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), o Calq completa 110 com uma sessão solene, a ser realizada no próximo dia 24 de maio, as 15h, no Salão Nobre da Esalq.

Voltando no tempo, marcou o início das atividades do Calq uma reunião com 21 esalqueanos, então reunidos na sede da “Sociedade Egualitaria Instrutitva”, na rua do Comércio (atual Governador Pedro de Toledo).

Os estudantes já manifestavam o interesse por empreender ações de forma organizada, tanto que poucos meses antes, em fevereiro de 1909, surgira a revista O Solo. A publicação ensejava a proposta de ser uma revista agrícola, literária e noticiosa, e nasceu anteriormente à fundação do Calq, tornando-se posteriormente o órgão oficial do Centro. Outra iniciativa de destaque do centro acadêmico foi o boletim “O Arado”, criado em 1938, que trazia notas da vida cotidiana estudantil. Nas décadas de 1940, 1950 e começo de 1960 este jornal foi até distribuído na cidade de Piracicaba.

Durante sua trajetória, a gestão do Calq contou com a colaboração de centenas de estudantes e ocuparam a presidência do Centro figuras que se notabilizaram dentro e fora da atuação estudantil. De Luiz Teixeira Mendes, o primeiro presidente, até Thais Toledo, a atual dirigente, presidiram um dos mais tradicionais centros acadêmicos do País pessoas como Philippe Westin Cabral de Vasconcellos (gestão 1922/23), pioneiro a destacar o potencial agrícola dos cerrados; Admar Cervellini (gestão 1945/46), grande entusiasta do uso da energia nuclear na agricultura; João Hermann Neto (gestão 1967/68), que ocupou os cargos de Prefeito Municipal de Piracicaba e deputado federal; e Antonio Carlos de Mendes Thame (gestão 1968/69), com destacada atuação política a nível municipal, estadual e nacional.

Após ocupar vários endereços ao longo das primeiras décadas do século 20, o dinamismo característico daquele corpo estudantil esalqueano caminhou para a conquista de uma nova sede, localizada na rua Voluntário de Piracicaba, inaugurada nas festividades do 54º aniversário do CALQ, em 23 de maio de 1963. Naquela sede, havia restaurante, salas de aula, biblioteca, gabinete dentário e auditório com 340 lugares.

A nova sede serviria como motriz para outras empreitadas de sucesso. Ali o Calq acompanhou a efervescência cultural, traço marcante dos anos 1960, 70 e 80, além de promover cursos de capacitação para produtores rurais e cooperativas agrícolas e campanhas beneficentes de êxito.

Hoje o Calq está sediado na Avenida Centenário, 1.098, em frente ao campus Luiz de Queiroz. Entre as ações que se destacam na atual gestão está a retomada da publicação do jornal O Arado, desta feita em formato online. Acesse (https://www.flipsnack.com/calq1909/jornal-o-arado-edi-o-abril19.html?fbclid=IwAR3vBs90a_IhGScKrYPykao7eeMmt5gakyhu0zxVDnb_ZRpn_3h_SBNuW5M).

A cerimônia a ser realizada no dia 24 de maio celebra esse legado histórico com homenagens, seguida de plantio de árvore comemorativa.

Mais informações pelo calq@usp.br ou www.facebook.com/calqesalq .