Campanha contra febre maculosa apresentou balanço final

Versão para impressãoEnviar por email
Coordenador e colaboradores da campanha

A sexta edição da Campanha contra a Febre Maculosa, atividade realizada pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz, apresentou seu balanço final. Originalmente elaborada para acontecer durante o mês de férias, sempre nos quatro finais de semana do mês de julho, neste ano, a ação se estendeu até o primeiro domingo do mês de agosto.

Desde o início desta ação no Campus, a campanha já atraiu cerca de 10 mil pessoas interessadas em obter informações e orientações sobre a doença que recentemente provocou surto em cidades da região de Piracicaba.

Nesta sexta edição, ocorrida entre 8 de julho e 6 de agosto, o somatório de visitantes foi de 1.781. Moradores de Piracicaba (SP) atingiram, em índices percentuais, 88% daqueles que passaram pelo estande instalado nos arredores do edifício central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Outros municípios do estado de São Paulo (29) representaram a grande maioria de visitantes, boa parte endêmicos para a presença de capivaras, carrapatos e o patógeno que provoca a doença da FMB. 

Foram colaboradores da campanha os acadêmicos André Pinheiro Almeida,  Bárbara Cardoso Wolf, Caroline Bianca Castilho de Góes,  Caroline Meneghetti, Elias Soares de Figueiredo,  Lucas Ribeiro Visque, Lucas Costa Franco do Nascimento,  Luciano Cláudio Monteiro, Lorrayne Vitória Fonseca Gaviolli, Marina Ferraz de Camargo Barbosa, Raquel de Almeida Coelho. A coordenação geral foi do engenheiro agrônomo Carlos Alberto Perez, da Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz.

A Campanha

A ideia é que as pessoas aprendam um pouco sobre a febre maculosa, principalmente no que se refere as precauções e ações a serem tomadas com o aparecimento dos sintomas da doença. A mensagem levada ao público pode salvar vidas, ao explicar sobre a forma como ela ocorre, a importância do carrapato estrela na transmissão da bactéria (Rickettsia rickettsii) e os cuidados a serem tomados para evitar ou debelar a doença.

Na tabela abaixo, aparecem as cidades dos visitantes por estado e por município, e ainda o registro de visitantes estrangeiros.



Estado/País Município Quantidade
AL AL 1
BA Salvador 1
CE Fortaleza 1
ES ES 1
MS MS 6
MG MG 2
  Belo Horizonte 4
  Contagem 6
  Mococa 3
  Passos 1
PA Belém 4
  Patos 2
  Santarém 1
PR Curitiba 3
  Toledo 1
PI PI 5
RJ RJ 2
RN Natal 2
RS São Gabriel 2
SP Águas de São Pedro 1
  Americana 13
  Bauru 3
  Campinas 7
  General Salgado 1
  Iperó 1
  Itaporanga 1
  Jaú 2
  Jundiaí 4
  Leme 3
  Lençóis Paulista 3
  Limeira 5
  Osasco 2
  Peruíbe 4
  Piracicaba 1.566
  Ribeirão Preto 9
  Santa Bárbara 2
  Santa Cruz da Conceição 2
  Santos 2
  São Carlos 4
  São Paulo 76
  São Pedro 1
  Sorocaba 4
Alemanha   1
Argentina   1
Bélgica   1
China   1
Colômbia   2
Costa Rica   2
Estados Unidos (Flórida)   2
Holanda   2
Portugal   1
Rússia   3

 

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 29.08.2023