Campus “Luiz de Queiroz” recebe Semana da Mobilidade Sustentável

Semana contará com palestras, oficinas visando à prevenção de acidentes e intervenções com os temas: respeito, consciência e sustentabilidade no trânsito. (Crédito: Roberto Amaral).
Editoria:

Entre os dias 21 e 24 de setembro, será comemorada a Semana da Mobilidade Sustentável do Campus “Luiz de Queiroz”. O objetivo é chamar a atenção, trazer reflexões sobre a mobilidade e desenvolver atividades como palestras, oficinas visando à prevenção de acidentes e intervenções com os temas: respeito, consciência e sustentabilidade no trânsito.

Estudantes, docentes, funcionários do Campus e demais interessados podem participar do evento, que acontecerá, essencialmente, no Centro de Vivência e no estacionamento entre o Edifício Central e o Restaurante Universitário. A semana conta com apoio do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz” (CALQ), Comissão de Mobilidade Sustentável, Programa USP Recicla e Prefeitura do Campus, além da Auto Escola Alvorada, empresa Rodovias do Tietê, Espaço da Bike e comunidade Bike Anjo.

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, comemorado na próxima terça-feira, 22 de setembro, o Campus também promove uma ação educativa. Haverá restrição de acesso e estacionamento de automóveis nas áreas centrais do Campus (conforme mapa ao lado) e impossibilidade de estacionamento na Alameda Principal devido à demarcação de ciclofaixas.

Como alternativa e forma de incentivo ao uso do transporte público, será disponibilizado um ônibus que fará o trajeto entre a Escola e a Avenida Independência (até a rotatória próxima a Santa Casa), entre 7h e 9h e das 11h30 às 14h. O veículo é conhecido como azulão – linha 60 – e pertence a ESALQ, desde 1960.

Um recente levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de agosto deste ano, pela Prefeitura do Campus e Comissão de Mobilidade, com apoio do CALQ e Plano Diretor Socioambiental, indica que 70% dos veículos que acessam a ESALQ estão somente com o motorista; 5% têm mais de três passageiros e apenas 6% da comunidade utiliza bicicleta.

“Neste sentido, temos muitos desafios para a melhoria da mobilidade no campus”, afirmou o coordenador da Comissão de Mobilidade e professor do Departamento de Ciências Florestais, Ciro Abud Righi. Diversas ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Comissão de Mobilidade, que assessora o Conselho Gestor do Campus. A Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA), está coordenando a construção de políticas ambientais da USP, sendo que uma delas refere-se à mobilidade. “Espera-se que, gradativamente, o campus "Luiz de Queiroz" consiga contribuir para educar a sua comunidade, melhorar suas estruturas e ser exemplo de mobilidade para a sociedade”.

Segunda-feira - 21/09/2015

6h50 às 8h15: Entrega da programação da Semana de Mobilidade e da pesquisa realizada nas portarias do campus para estimular a participação da comunidade no Dia do Esalqueano Sem Carro. Local: Portões do campus.

8h às 14h: Rádio Mobilidade - Divulgação da programação da Semana da Mobilidade. Local: Centro de Vivência.

14h às 16h: Palestra “A cidade e a bicicleta”, com apresentação da comunidade Bike Anjo e Mirian Rother.  Local: Centro de Vivência.

19h às 20h: Campanha interna de conscientização no trânsito com a Auto Escola Alvorada, durante disciplina de Gestão Ambiental Urbana. Local: Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais.

Terça-feira - 22/09/2015 – “Dia do esalqueano sem carro”

Dia inteiro: Interdição das áreas centrais do campus, adotando mesmo procedimento realizado nos finais de semana, e abertura do portão de madeira da Avenida Pádua Dias para acesso dos pedestres.

7h às 9h: Circulação gratuita do ônibus linha 60. Trajeto: ESALQ - Av. Independência (rotatória próxima a Santa Casa).

9h às 12h: Oficinas de pequenos reparos em bicicletas. Local: Bolsão de estacionamento do Edifício Central.

11h30 às 14h: Circulação gratuita do ônibus linha 60. Trajeto: ESALQ - Av. Independência.

14h às 16h: Divulgação do Tripda (plataforma online de caronas). Local: Estacionamento entre o Restaurante Universitário e o Edifício Central.

Quarta-feira - 23/09/2015

9h às 13h: Oficinas de pequenos reparos em bicicletas. Local: Bolsão de estacionamento do Edifício Central.

10h às 11h: Palestra com Daniela Móz, da Empresa Rodovias Tietê, sobre redução de acidentes. Local: Centro de Vivência.

12h às 16h: Oficina de estêncil - produção de camisetas sobre mobilidade. Local: Bolsão entre o Restaurante Universitário e o Edifício Central.

14h às 16h: “Bicicletar na ESALQ: Estudo do meio sob duas rodas”.  Local: Campus.

Quinta-feira -24/09/2015

9h às 14h: Oficinas de pequenos reparos em bicicletas. Local: Bolsão de estacionamento do Edifício Central.

10h às 10h30: Atividade aeróbica com a equipe do Centro Esportivo do campus. Local: Centro de Vivência.

15h às 16h30: Campanha interna de conscientização no trânsito – apresentação da Auto Escola Alvorada. Local: Centro de Vivência.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | 18/09/15

Na próxima terça-feira, dia 21, haverá restrição de acesso e estacionamento de automóveis nas áreas centrais do Campus. (Crédito: PUSP-LQ)