Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da Esalq estará presente na matrícula dos ingressantes 2018

• Comissão distribuirá material escrito ilustrativo
Comissão distribuirá material escrito ilustrativo aos ingressantes
Editoria:

No próximo mês de fevereiro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), realizará na Central de Aulas, a matrícula dos ingressantes 2018. A Comissão Permanente de Integração da instituição programou, entre a apresentação dos serviços oferecidos pela Escola, atividades sociais, esportivas e culturais para promover a integração de todos. Inserido na programação encontra-se um espaço exclusivo para passar informações aos novos alunos sobre a febre maculosa, cuidados e medidas preventivas.

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença de caráter infeccioso e agudo, causada por bactérias do gênero Rickettsia transmitidas ao homem pelo carrapato-estrela. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, 636 casos foram confirmados no Estado de São Paulo entre 2007 e 2017, dos quais mais da metade evoluíram para óbito. Naquele período, a Região Sudeste concentrou cerca de 90% das notificações, o Estado de São Paulo, 70%, e os municípios de Campinas, Mogi das Cruzes e Piracicaba, conjuntamente, 62%.

A Esalq conta com a Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa, que promove atividades de prevenção e controle desta doença. Entre elas estão ações educativas junto à comunidade que estuda, trabalha ou visita o campus, informando sobre a doença e os cuidados a serem tomados pelas pessoas para reduzir a chance de serem infectadas, os respectivos sintomas e os cuidados a serem tomados em uma possível infecção.

Isto é muito importante a cada início de ano letivo, quando 430 novos alunos começam seus cursos na Esalq. Dada a preocupação da direção e da administração da instituição com a saúde de seus alunos, a Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da Esalq participará do evento de matrícula dos ingressantes nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018, quando acontece a matrícula presencial da chamada regular – SISU e, nos dias 15 e 16 de fevereiro, ocasião em que ocorre a matrícula para aqueles que prestaram o vestibular da FUVEST. A Comissão prestará informações relevantes aos ingressantes e seus acompanhantes, dirimindo dúvidas e distribuindo material escrito ilustrativo.

Texto: informações da Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da Esalq (24/01/2018)

Palavra chave:
febre maculosa matrícula ingressantes