Descobrindo as árvores da Esalq

Interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a flora local, terão oportunidade de participar de palestras e vivências ao ar livre, pois a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará uma jornada dedicada a explorar a riqueza das espécies arbóreas que compõem o Parque do Campus da USP em Piracicaba.

Por meio de atividades interativas, o evento busca apresentar ao público, de forma acessível e lúdica, a diversidade de árvores existentes na instituição. As palestras serão realizadas com linguagem compreensível a todos, independente da formação.

Cada dia do evento contará com três palestras breves, com duração de 20 min que abordarão os temas: introdução à flora brasileira, botânica geral aplicada à identificação de espécies vegetais, o cadastro das árvores do Parque da Esalq, além de uso de aplicativos de celular para armazenar, compartilhar e identificar espécies de plantas.

As palestras serão seguidas de uma pausa e de uma vivência de 1:30 chamada de ‘Caça às arvores!’, conduzida por professores e alunos da Esalq no próprio Parque da Esalq, ao redor do Pavilhão de Horticultura. Os participantes receberão fichas com informações sobre as árvores a serem encontradas, abrangendo características dos órgãos vegetais, folclore, usos medicinais e culinários.

Ainda durante a atividade, todos poderão explorar como é feita a tomada de imagens usando o aplicativo gratuito Pl@ntNet, onde fica o armazenamento dessas imagens e como obter sugestões de identificação. Os participantes também serão instruídos sobre a melhor maneira de tornar essas imagens (órgãos vegetais de interesse, distância ideal da planta, iluminação e foco), visando à aplicação dos conceitos abordados durante as palestras.

A atividade é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

A realização é da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Coordenador responsável: Prof. Renato Augusto Ferreira de Lima, do Depto de Ciências Biológicas.

Corresponsáveis: Profes.André Montanari Marques Pereira e Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

Dias: 11 e 25 de maio

Local: Parque da Esalq, ao redor do Pavilhão de Horticultura