Dinheiro Rural divulga as 100 personalidades mais influentes do agronegócio

Edição número 153, de novembro/2017

Para comemorar o início do ano 14 de sua criação, a revista Dinheiro Rural acaba de publicar edição especial contendo as 100 personalidades mais influentes do agronegócio, líderes que comandam o setor mais pujante da economia brasileira. Nesta edição de número 153, de novembro/2017, são reverenciados setores fundamentais do agronegócio como produtores rurais e seus colaboradores, áreas como pesquisa, inovação, governo, produção de insumos, instituições, cooperativas, bancos, consultorias e iniciativas sustentáveis.

A lista com as 100 personalidades mais influentes do agronegócio compreende dez egressos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq). Segundo a publicação, nunca houve na história brasileira tantos motivos para otimismo do agronegócio uma vez que os fundamentos apontam para um Brasil que verá o comércio global quadruplicar nos próximos 40 anos, com uma demanda por alimentos 60% maior para as principais commodities.

Em ordem alfabética, os esalqueanos que figuram por categorias nesta edição especial são:

• Alcides de Moura Torres Junior (engenheiro agrônomo formado em 1976) – é analista e consultor de mercado, diretor-presidente da Scot Consultoria de Bebedouro (SP). Torres Junior elevou a empresa à categoria de vitrine em gestão agropecuária, tornando-a referência entre os mais conceituados centros de estudos do País dedicados à informação para o agronegócio. Categoria: Consultorias.
  • Carlos Alberto Paulino da Costa (engenheiro agrônomo formado em 1960) – à frente da mineira Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), maior produtora e beneficiadora  global do grão, Paulino duplicou o volume de torrefação para 1 milhão de quilos de café ao mês. Foram investidos R$ 18 milhões. Categoria: Cooperativas.
  • Fernando Penteado Cardoso (engenheiro agrônomo formado em 1936) – aos 103 anos, é bem atuante no setor. Dono de currículo invejável, Cardoso foi dono de empresa de fertilizantes e é criador de gado. Conduz a Fundação Agrisus, instituição de apoio a projetos de ensino, pesquisa e divulgação de modelos de agricultura sustentável. Categoria: Universidade e Pesquisa.
  • Luiz Carlos Corrêa Carvalho (engenheiro agrônomo formado em 1973) – tem se destacado à frente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). No comando da associação, Carvalho tem organizado anualmente o Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento criado em 2002, que se tornou quase obrigatório para lideranças do setor. Categoria: Entidades do Agronegócio.
  • Luiz Gustavo Nussio (engenheiro agrônomo formado em 1987) – na direção da Esalq, Nussio é um dos incentivadores para fazer da instituição o maior centro de referência para o desenvolvimento de empresas de tecnologia para o agronegócio. Foi assim que nasceu o Vale do Piracicaba ou Agtech Valley. Além disso, o diretor da Esalq quer montar estações agrícolas experimentais na capital paulista, aproximando o público urbano do campo. Categoria: Universidade e Pesquisa.
  • Marcos Fava Neves (engenheiro agrônomo formado em 1991) – com participação acadêmica ativa, Neves é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto. Para comemorar 25 anos de formação, o docente lançou a obra “Vai agronegócio – 25 anos cumprindo missão vitoriosa”, publicação que destaca quais são os desafios dos próximos 25 anos para o Brasil se consolidar como um fornecedor mundial de alimentos. Categoria: Universidade e Pesquisa.
  • Maurício Palma Nogueira (engenheiro agrônomo formado em 1997) – é sócio da Agroconsult de Florianópolis (SC), organizadora de duas das principais expedições técnicas realizadas no País. Percorrendo vastas distâncias, as expedições são voltadas para o levantamento de dados sobre agricultura e pecuária de corte. Categoria: Consultorias.
  • Roberto Rodrigues (engenheiro agrônomo formado em 1965) - considerado um dos principais nomes do agronegócio do Brasil, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, embaixador especial da FAO para o Cooperativismo e doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Este ano, com a criação da Cátedra Luiz de Queiroz na USP/Esalq, Rodrigues foi indicado, por unanimidade, como o primeiro titular da cadeira. Categoria: Universidade e Pesquisa.
  • Sergio De Zen (engenheiro agrônomo formado em 1991) – idealizador do Indicador Cepea/Esalq para o boi gordo, De Zen mantém seu status de uma das figuras mais influenciadoras para o agronegócio. Após o episódio da Carne Fraca, passou a ser uma das vozes do setor para a melhoria do sistema de fiscalização. É defensor de um sistema mais técnico, sem influência política e com profissionais mais qualificados para as rotinas de inspeção de produtos. Categoria: Universidade e Pesquisa.
  • Sergio Marcus Barbosa (engenheiro agrônomo formado em 1996) – é coordenador da incubadora EsalqTec. Criada há 23 anos, a unidade foi a semente que fez surgir o Vale do Piracicaba ao redor da Esalq. Hoje, cerca de 70 empresas desenvolvem seus projetos na incubadora em diversas áreas, entre elas, TI, biocombustíveis e defensivos biológicos. Categoria: Inovação e Tecnologia.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 22/11/2017

Palavra chave:
dinheiro rural egressos personalidades esalq