Disciplina “Análise Sensorial” incentiva alunos do curso de Ciências dos Alimentos

Estudantes são desafiados a levar ideias inovadoras baseadas nos avanços tecnológicos (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Uma disciplina oferecida no curso de Ciências dos Alimentos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), busca incentivar os alunos aplicando desafios práticos. Coordenada pela professora Marta Helena Fillet Spoto, a disciplina “Análise Sensorial” oferece oportunidades para que os alunos aprendam na prática a introduzir produtos que atendam um mercado consumidor cada vez mais exigente. “O objetivo é que os alunos não só entendam as ferramentas, mas a aplicação, possibilitando inovar a partir de análise sensorial e testes de mercado”, explica a professora.

Em 2019, os estudantes foram desafiados a apresentar uma ideia inovadora baseada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU-Agenda 2030 e nos avanços tecnológicos. O projeto vencedor foi sobre a linha de sucos de frutas "Joias do Brasil", com combinações de frutas normalmente comercializadas e nativas, alavancando produtos com conceito inovador de fonte de proteína, sem adição de açúcares.

“A cada ano algo inovador acontece nas aulas”, comentou Raquel Silveira Ramos Almeida, pós doutoranda que leciona para os alunos sobre pesquisa de mercado. Neste ano, também foi apresentado um projeto sobre delivery de sucos naturais, “Suco da vez” propõe usar tecnologias para entregar sucos frescos na casa de assinantes.

Nos anos anteriores, alguns trabalhos apresentados conquistaram a oportunidade de apresentar as soluções inovadoras em empresas renomadas, em conferências e em publicações. Em 2014, o trabalho sobre desenvolvimento de uma bebida nutritiva diferenciada, com base na pesquisa de mercado de sucos, ganhou a primeira colocação na premiação dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de pôster no II Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (II SICITEA).

Para finalizar a disciplina, os trabalhos são submetidos a uma banca avaliadora, composta por profissionais de empresas referência no segmento e docentes para assistir e comentar os trabalhos dos alunos. “Na apresentação oral, um questionário de avaliação é preenchido pelos membros da banca com uma pontuação de 1 a 10 seguindo tópicos como clareza de conteúdo, coerência do tópico abordado com o tema da aula, utilidade prática, avaliações da performance de cada membro na apresentação, material e nota geral”, explicou a pós-doutoranda.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque