Docente do Departamento de Zootecnia concorre ao Prêmio Milkpoint

Carla Bittar, professora do Departamento de Zootecnia (crédito: Vitor Bittar Nussio)

Desde 2010, o MilkPoint, junto com representantes do setor leiteiro, homenageia um técnico de destaque durante o Interleite Brasil. Um profissional cujas contribuições na área de consultoria, ensino ou pesquisa foram fundamentais para a evolução da pecuária leiteira. Entre os 5 finalistas da edição de 2016 está a professora do Departamento de Zootecnia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Carla Bittar.

As votações da segunda etapa terminam no dia 15 de julho às 9h00 e o vencedor será conhecido durante o Interleite Brasil, que acontecerá em Uberlândia/MG, nos dias 3 e 4 de agosto.

Carla Bittar trabalha com pesquisa na nutrição e manejo de bezerros leiteiros desde 1994, quando me formei em Engenharia Agronômica na ESALQ. “Já naquela época percebi a negligência de muitos produtores com animais jovens e o quanto isso afeta a eficiência do sistema de produção. As altas taxas de mortalidade associadas ao baixe desempenho acabam aumentando a idade a puberdade e consequentemente ao primeiro parto, trazendo grande ineficiência ao sistema. Acredito que o trabalho que vem sendo conduzido com a minha equipe de alunos de graduação e pós-graduação na ESALQ tem auxiliado o produtor a melhorar esses índices”.

Atualmente, a equipe da professora Carla está terminando um projeto grande com colostragem, que englobou levantamento de práticas de criação de bezerras no Brasil (trabalho publicado recentemente), avaliação da qualidade de colostro em diferentes propriedades, avaliação de suplemento de colostro em diferentes situações de manejo e avaliação de diferentes protocolos de colostragem e sua importância na nutrição e na termogênese de recém-nascidos. “Em paralelo, continuamos nossas pesquisas com diferentes dietas líquidas (sucedâneo, leite, leite acidificado) e diferentes programas de aleitamento.  Temos dados muito interessantes e estamos contribuindo com conhecimento nesta área que é tão importante para os sistemas de produção de leite”.

Para votar ou ter mais informações sobre o Prêmio Milkpoint Impacto 2016 acesse http://milkpoint.com.br/impacto/ .

Palavra chave:
carla bittar