Docente receberá título de Doutor Honoris Causa

Clarice Garcia Borges Demétrio é docente do departamento de Ciências Exatas (crédito: Gerhard Waller)

A professora Clarice Garcia Borges Demétrio, do departamento de Ciências Exatas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), está prestes a receber um importante reconhecimento pela sua trajetória acadêmica e científica.

No próximo dia 15 de maio, em Bruxelas, Bélgica, a docente receberá das mãos do reitor da Hasselt University o título de Doutor Honoris Causa.

A honraria será entregue para aqueles que contribuíram de forma expressiva para o sucesso da colaboração científica entre países dos hemisférios Norte e Sul. Além da professora da Esalq, serão condecorados José Ramon Saborido Loidi (Cuba) pela Vrije Universiteit Brussel (VUB), Leymah Roberta Ghowee (Liberia) pela Ghent University (UGhent), Niteranya Sanginga (DR Congo) pela KU Leuven e Jean-Jacques Muyembe Tamfun (DR Congo) pela UAntwerpen.

A outorga pela Hasselt University ocorrerá por ocasião da comemoração dos 20 anos do projeto “Flemish Interuniversity Council – University Development Cooperation” (VLIR-UOS). O VLIR-UOS é órgão financiador de Projetos para financiamento de estudantes de países em desenvolvimento.

A professora Clarice colabora com um dos projetos coordenados pela Hasselt University desde 2007, lecionando a disciplina Design of Agricultural Experiments (chamada Topics in Biometry até 2015) no Master in Statistics. “Nesse projeto, a Hasselt University recebe 16 alunos, anualmente, vindos dos mais diversos países da África, da Ásia e da América Central, todos com bolsas de estudo da VLIR-UOS”, explica Clarice.

A docente seguirá para a Bélgica em maio e revela a emoção pela condecoração a ser recebida. “Foi com muita emoção que recebi esta notícia. Será uma honra muito grande receber esse título a ser concedido pela Hasselt University”.

Clarice Garcia Borges Demétrio – Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1985) e pós-doutorado no Imperial College, Londres (1986-1987). Atualmente, é professora titular da Universidade de São Paulo, no Departamento de Ciências Exatas da Esalq. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando, principalmente, em modelos lineares generalizados e extensões. Assumiu os cargos de Incoming-President (2011), President (2012-2013), Outgoing-President (2014) e Chair do Nominating Committee (2015-2016) da International Biometric Society.

Texto: Caio Albuquerque (12/03/2019)