Docente recebeu Moção de Aplausos

Reconhecimento foi entregue na Diretoria da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

A professora Heliani Berlato, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), recebeu importante reconhecimento do poder público piracicabano.

Pela coordenação do projeto DigNas, a docente recebeu na manhã desta segunda-feira, 18/10, Moção de Aplausos (nº 202/2021), de autoria do vereador Pedro Kawai. O documento foi entregue na Diretoria da Esalq.

O projeto DigNas nasceu com a proposta de criar uma plataforma digital, personalizada, que atenda a mulher no momento da agressão, como uma forma de acolhimento, além de oferecer cursos de formação e divulgar vagas de trabalho e iniciativas empreendedoras. Propõe a inclusão social das mulheres vítimas de violência, dando a elas condições de melhorar a sua formação e permitindo que elas ocupem o merecido espaço na sociedade. Enquanto projeto financiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, temos a felicidade de receber esse reconhecimento já que nosso principal objetivo é gerar uma política pública não somente para Piracicaba e região”, avalia a professora Heliani Berlato.

Autor da propositura, o vereador Pedro Kawai lembrou que a Moção reconhece a atuação da universidade nas questões sociais mais urgentes. “A importância desse projeto para a nossa sociedade é fundamental, pois ele trará uma proteção para a mulher em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, com os números de violência contra a mulher aumentando. A atuação da Universidade em ações de pesquisa e extensão estimula esse reconhecimento não só da Câmara como de toda a cidade de Piracicaba.

Professora substituta do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, Maria Lucia Granja Coutinho está envolvida no desenvolvimento do projeto e destacou que a pandemia mostrou que precisamos cuidar mais ainda de questões como a violência contra a mulher. “Esse é um tema em pauta que impõe trabalharmos com ações afirmativas e a inclusão da mulher, vítima de violência, no mercado de trabalho. O próprio nome do projeto traz a intenção de devolver dignidade e mostrar para as mulheres que elas têm um papel na sociedade e que elas podem desenvolver uma carreira de sucesso”.

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, o reconhecimento da Câmara aponta que a comunidade universitária está atenta às demandas da sociedade. “A Esalq/USP tem projetos em consonância com as demandas da sociedade, projetos de pesquisa e de extensão universitária. É importante que os nossos docentes estejam atentos a essas demandas e quando há um reconhecimento como este da Câmara, isso demonstra estamos no caminho certo”.

Entrevistada no podcast Estação Esalq, Heliani Berlato explicou que o fenômeno da violência contra as mulheres está presente em várias culturas, períodos históricos e sistemas políticos. “Durante a história da humanidade, os homens receberam privilégios e direitos como na vida política e profissional, por exemplo, enquanto as mulheres foram sujeitas à supervisão ou controle de homens, colocadas em papéis subordinados em outros domínios sociais e inúmeras vezes consideradas como objetos sexuais”, explana Heliani. (Ouça o podcast com a professora Heliani).

Para a viabilizar a iniciativa, o DigNas foi contemplado com financiamento pelo edital Inclusão Social e Diversidade ODS-ONU (2021), da Pró Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP).

Texto: Caio Albuquerque (19/10/2021)