Docente será homenageado nos Estados Unidos

Sergio Florentino Pascholati (crédito: Paulo Soares)

O professor Sérgio Florentino Pascholati, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), recebeu o prêmio "2016 College of Agriculture Distinguished Agriculture Alumni", outorgado aos egressos da Escola de Agricultura da Universidade de Purdue em reconhecimento à trajetória profissional.

O Distinguished Agriculture Alumni Award foi criado em 1992 para homenagear profissionais formados na Escola de Agricultura da Purdue University, localizada em West Lafayette, Indiana, Estados Unidos, que ainda estejam trabalhando. Os homenageados devem ter demonstrado significantes contribuições para sua profissão e para a sociedade como um todo, além de exibir um alto potencial para um futuro crescimento profissional. A seleção dos homenageados é feita por uma comissão composta pelo Diretor da Escola de Agricultura, decanos associados, diretor associado, chefes de departamento e diretores de unidade. A indicação do professor Sergio Pascholati foi feita pelo Professor Tesfaye Mengiste, da área de botânica e fitopatologia. Usualmente, dez ou menos ex-alunos são selecionados para receber esse prêmio anualmente. A premiação da Classe 2016 ocorrerá durante uma sessão especial realizada em 4 de março, na universidade norte-americana.

Pascholati possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - (1976), Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1980) e Doutorado em Botany and Plant Pathology - Purdue University, EUA (1983). Possui Pós-Doutorado em Fisiologia/Bioquímica Fitopatológica na Purdue University (1991-1992) e especialização na mesma área na Universidade Técnica de Munique, Alemanha (1984). Atualmente é professor titular lotado no Departamento de Fitopatologia e Nematologia da ESALQ. Ocupou a função de chefe do Departamento, Presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da ESALQ. Foi Presidente da Associação Latino-Americana de Fitopatologia, Sociedade Brasileira de Fitopatologia e Diretor do Grupo Paulista de Fitopatologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia e bioquímica fitopatológica, indução de resistência e controle biológico de fitopatógenos.

Clique aqui para outras informações.

Texto: Caio Albuquerque | colaboração: Giovanni Augusto Rocha
04/01/2015