Docentes da ESALQ foram homenageados pela Associação Brasileira de Criadores

Dechen foi indicado como Sócio Emérito e Corsi homenageado na categoria Ensino/Pesquisa (Gerhard Waller/LeonBotão)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) esteve representada, na última segunda-feira, 07/12, na 14ª edição do prêmio Personalidades do Ano da Associação Brasileira de Criadores (ABC). Na cerimônia ocorrida no Anhembi Tênis Clube, em São Paulo (SP), foram condecorados o professor Sênior do Departamento de Zootecnia, Moacyr Corsi, na categoria Ensino/Pesquisa, e o professor do Departamento de Ciência do Solo Antonio Roque Dechen, como Sócio Emérito. “Sou um colaborador há muito tempo da Associação e participei de vários projetos, incluindo o lançamento do livro comemorativo deste ano. Também colaborei com a reconstituição da coleção da Revista dos Criadores da ABC a partir de exemplares em duplicata presentes no acervo da biblioteca da ESALQ”, contou Dechen.

Para o professor Corsi, a premiação reconhece sua trajetória dedicada à pecuária. “Tive a honra de ser escolhido pelo colegiado da ABC para receber o Prêmio Personalidade do Ano - Ensino e Pesquisa. Sem dúvida a maior e recompensa e realização para um profissional é o reconhecimento ao seu trabalho. Desde criança fui incentivado pelos meus pais e sempre fui apaixonado pela pecuária e não concebia a ideia de trabalhar em outra profissão que não fosse aquela com pecuária”. (clique aqui e confira o depoimento do Prof. Moacyr Corsi na íntegra).

O prêmio “Personalidades do Ano” reconheceu técnicos, políticos, acadêmicos, pesquisadores e produtores ligados à pecuária brasileira, cujo desempenho, em 2015, foi notável. A honraria é concedida pela Associação Brasileira de Criadores (ABC), entidade que, em 2016, completará 90 anos de existência, e mantem relação histórica com a ESALQ. Dos 21 presidentes da entidade, 10 são egressos da ESALQ. “A ABC é para a ESALQ motivo de orgulho institucional. Souberam identificar ações estratégicas e convergir em abordagem empresarial para essa pecuária brasileira que se posta soberana nos mercados nacional e internacional”, comentou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, em depoimento registrado no livro comemorativo aos 89 da entidade.

Presidida por Luis Alberto Moreira Ferreira desde 2001, a ABC também homenageou este ano Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro, Fazendas Sant’Anna, de Rancharia, SP, como Destaque Pecuária de Corte; Carlos Alberto Passeti de Souza, da Fazenda Colorado, Araras, SP, Destaque Pecuária Leiteira; Bruno Blecher, revista Globo Rural, Destaque Mídia, e Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, como Destaque Associativismo. Também foi lançado na cerimônia o livro fartamente ilustrado que narra a história da Associação Brasileira dos Criadores desde sua fundação em 1926. Fernando Penteado Cardoso, formado em 1936 pela ESALQ, foi o homenageado como Personalidade do Ano. Outra novidade anunciada foi a criação do prêmio destinado aos melhores alunos de Zootecnia. “Esse prêmio será entregue pela primeira vez na nossa formatura em janeiro de 2016”, revelou o diretor Nussio, que também compareceu ao evento.

Presidentes – A ABC contou, desde sua fundação em 1926, com 10 presidentes egressos da ESALQ. São eles: Laffayette Álvaro de Souza Camargo (1945-1948), formado em 1909; Joaquim Barros de Alcantara (1948-1950), formado em 1921; João de Moraes Barros (1950 a 1953 e 1953 a 1956), formado em 1932; Urbano de Andrade Junqueira (1964 a 1965 e 1965 a 1968), formado em 1945; Renato Costa Lima (1971-1974), aluno de 1935-37; José Cassiano Gomes dos Reis (1974-77 e 1977-80), formado em 1927; Joaquim Barros Alcantara Filho (1980-83, 1983-86 e 1986-92), formado em 1946; Guilherme Monteiro Junqueira (1992-95 e 1995-98), formado em 1953; José Cassiano Gomes dos Reis Júnior (1998-2001), formado em 1959; Luiz Alberto Moreira Ferreira (2001 até o momento), formado em 1961.

Texto: Caio Albuquerque (11/12/2015)

Palavra chave:
antonio roque dechen moacyr corsi lso lzt zootecnia