Docentes e alunos da ESALQ participam de publicação internacional

Livro apresenta diferentes vertentes do universo dos ácaros (Crédito: Divulgação)
Editoria:
Estudar o controle biológico. Esse foi o tema que motivou docentes e alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) a escreverem nove, dos 12 capítulos do livro “Prospects for Biological Control of Plant Feeding Mites and Other Harmful Organisms”, que corresponde ao volume 19 da série “Progress in Biological Control", iniciada em 2003. São editores da obra o professor Daniel Carrilo (da Universidade da Flórida), o professor Gilberto José de Moraes do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ e o professor Jorge Peña (da Universidade da Flórida).

O livro, publicado pela Editora Springer Internacional Publishing, além de ter participação de docentes e estudantes na maioria dos capítulos, contou também com autores de países americanos, europeus, africanos e da Oceania. Com uma oportunidade de disseminar o conhecimento da área, Gilberto elaborou seus capítulos sobre os ácaros e suas diferentes famílias. “Trabalhos deste tipo facilitam a localização da informação disponível, mas esparsa, e permitem a integração de informações provenientes de distintas fontes, possibilitando conclusões mais generalizadas e mostrando quais são as necessidades de novas pesquisas para fomentar o uso do controle biológico com ácaros e de ácaros”, ressaltou.

A obra consolida a inserção internacional da ESALQ no cenário mundial relativo à Acarologia. A participação de todos os envolvidos possibilita a troca de conhecimento da área e é uma oportunidade de expandir as pesquisas desenvolvidas dentro da ESALQ. “Para a instituição é importante todos estarem envolvidos na maioria dos capítulos, pois realça a nossa atuação nesta área de especialização”, finalizou Gilberto.

Entre os autores brasileiros, todos ligados de uma forma ou outra ao Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ além do Prof. Gilberto, também participam como autores os professores Adilson D. Paschoal e Carlos H. W. Flechtmann, pós-doutores Peterson Rodrigo Demite e Nazer Famah Sourassou; alunos egressos ligados direta ou indiretamente Vitalis Wekesa, Raphael Castilho, Tatiana M. G. de Castro, Grazielle Furtado e alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Entomologia João Paulo Z. Narita, Renan Venâncio da Silva, Letícia H. de Azevedo, Diana Rueda e Fernanda de C.N. Esteca.

O livro está disponível em: http://www.springer.com/br/book/9783319150413

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (03/08/2015)

Palavra chave:
Progress in Biological Control Acarologia Gilberto José de Moraes