Doutoranda relata experiência acadêmica no exterior

Prof. Antonio Augusto Franco Garcia e a cientista Jenifer Camila Godoy

“Sempre acreditei no poder transformador da educação e isso direcionou todos os meus passos ao longo de minha vida acadêmica”. Palavras de Jenifer Camila Godoy, engenheira agrônoma em fase de conclusão de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Suas vivências acadêmicas levaram-na a ser reconhecida em uma geração de cientistas que apresentam soluções inovadoras na agricultura.

Como aluna do PPG e integrante do Laboratório de Genética Estatística, Jenifer afirma que teve acesso a todas as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais, além de ter ascensão a oportunidades únicas. Únicas como a oportunidade de estudar por sete meses na University of Wisconsin, em Madison (UW-Madison), nos Estados Unidos, sob orientação da professora Natália De Leon.

Enquanto estava na UW-Madison, Jenifer pode aprimorar suas habilidades de pesquisa, interagir com um grupo de pessoas altamente qualificadas, se envolver em competições acadêmicas e interagir com profissionais de todo o mundo. Além disso, teve a chance de participar de grandes eventos internacionais. Um deles foi AGBT – Advances in Genome Biology and Technology 2023, ocorrido em março, em San Antonio, Texas/EUA.  “A conferência foi uma experiência fantástica, repleta de excelentes palestras e oportunidades de networking com brilhantes cientistas”.

Durante a conferência, juntamente com nove cientistas de todo o mundo, Jenifer recebeu o Next Gen leadership pelo trabalho que desenvolve no seu doutorado – Development of genomic selection models for the prediction of the performance of hybrids in non-evaluated environments: na application in maze. “Estou extremamente feliz por estar entre os dez estudantes, pois os vencedores representam a geração de cientistas com soluções inovadoras na agricultura para atender às crescentes necessidades de uma terra em mudança. Essa conquista é uma prova da dedicação ao meu doutorado, confirma que meus esforços estão valendo a pena e me motiva a continuar perseguindo meus objetivos de pesquisa”.

Finalmente, a doutoranda que recebeu o prêmio das mãos de Bruce Walsh, renomado cientista em Genética Quantitativa, agradece seu orientador, professor Antonio Augusto Franco Garcia (departamento de Genética), pelo apoio e confiança, e sua supervisora, Natalia de Leon, pela acolhida na Universidade de Wisconsin, fornecendo todo o suporte, ensinamentos e recursos necessários para concluir seu doutorado. “Foi o final perfeito para o meu programa de intercâmbio e sempre guardarei com carinho as memórias adquiridas ao participar da AGBT-Ag 2023”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 15.06.2023