Egressos e docentes da ESALQ receberam Moção de Aplausos

Moção de Aplausos prestigiou 14 egressos considerados nomes influentes do agronegócio (Crédito: Gerhard Waller)

A Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou na última quinta-feira, 21 de janeiro, moções de aplausos a profissionais que estudaram na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) e que foram selecionados por publicação que aproxima empresários rurais do universo urbano. A homenagem, de autoria do vereador Pedro Cruz, prestigiou 14 egressos da ESALQ devido ao destaque que receberam ao serem eleitos entre as 100 personalidades mais influentes do agronegócio, seleção realizada pela revista Dinheiro Rural em sua 130º edição, publicada em outubro de 2015. O evento aconteceu no Edifício Central da ESALQ / Sala Centenário.

“Fico muito alegre em prestigiar aos 14 esalqueanos, pois a ESALQ é uma universidade de muito respeito em nível nacional e internacional. Em um grupo de 100, ter 14 pesquisadores da Universidade destacados como personalidades do agronegócio é muito gratificante e eles merecem essa homenagem”, ressaltou Pedro Cruz.

A Dinheiro Rural realizou a seleção a partir de uma escolha democrática, comentou o diretor de Mídias Digitais e Projetos, Luiz Fernando Sá.  "Por meio de consultas com personalidades públicas e privadas envolvidas no agronegócio elegemos os nomes que receberiam destaque na área".

O professor Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ (gestão 2007-2010) e docente do Departamento de Ciência do Solo, foi um dos homenageados. Para ele, que falou em nome de todos os homenageados, é muito importante tanto a moção como a indicação da revista. “Ser reconhecido pela sociedade é a prova de que o agronegócio tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil, nos dando resultados muito positivos”.

Para o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, a homenagem ressalta a competência dos egressos da Universidade que, com suas pesquisas e descobertas influenciam o desenvolvimento do agronegócio. “Essa moção honra muito a nossa instituição, pois está reconhecendo o nosso mérito. Ter 14 esalqueanos nesse grupo para nós é distintivo, e é o brilho de nossos egressos que valoriza a instituição”.

Os homenageados - Julio Cesar de Toledo Piza Neto (Agricultura) – formado em 1994; Pedro Ribeiro Merola (Proteina Animal) – formado em 2001; Carlos Alberto Paulino da Costa (Cooperativas) – formado em 1960; Antonio Roque Dechen (Universidade e Pesquisa) (docente da ESALQ) - formado em 1973; Roberto Rodrigues (Universidade e Persquisa) – formado em 1965; Fernando Penteado Cardoso (Universidade e Pesquisa) – formado em 1936; Tsai Siu Mui (Universidade e Pesquisa) (docente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA) - formada em 1971; Fernando de Mesquita Sampaio (Iniciativa Sustentável) – formado em 1997; Rodrigo Peixoto dos Santos (Insumos) – formado em 1956; Alexandre Enrico Silva Figliolino (Finanças) – formado em 1980; José Francisco Graziano da Silva (Entidades do Agronegócio) – formado em 1972; Luís Carlos Correa Carvalho (Entidades do Agronegócio) – formado em 1973; Sergio De Zen (Consultoria) (docente da ESALQ) – formado em 1991 e Maurício Palma Nogueira (Consultoria) – formado em 1997.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (22/01/2016)

ESALQ Notícias 067/2016 - Moções de Aplauso

Palavra chave: