ESALQ assina convênio com universidade da Austrália

Luiz Gustavo Nussio e Anthony O’Donnell (crédito: Adalto de Proença)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) assinou, na última quinta-feira, 11, convênio com a Universidade da Austrália Ocidental (University of Western Australia  - UWA). A reunião para assinatura ocorreu no gabinete da Diretoria da ESALQ. Estiveram presentes o diretor da Escola, professor Luis Gustavo Nussio, o chefe do Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt), Alexandre Joviniano dos Santos, bem como o diretor da Faculdade de Ciências da Austrália, Anthony O’donnell, a gerente da parte norte-sul da América pela universidade, Sara Duffy, e a gerente de desenvolvimento internacional, Annabel Turner.

O convênio, que tem validade de cinco anos, objetiva a cooperação acadêmica em Agronomia e áreas relacionadas, permitindo o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e de membros da equipe técnica-administrativa das respectivas instituições. As atividades do acordo serão coordenadas, na ESALQ, pela professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Heloisa Lee Burnquist, e na UWA, por Winthrop Professor Kafambot Siddique.

De acordo com Nussio, a parceria com a instituição da Oceania abre novas frentes para a ESALQ e solidifica o ambiente internacional na instituição. “O intercâmbio entre nossos estudantes, pesquisadores e docentes é mais uma etapa de êxito para que possamos efetivamente nos apresentarmos como um ambiente qualificado para a troca de conhecimentos em nível internacional”.

Segundo O’Donnel, esse é o primeiro convênio que a UWA assina com a ESALQ e com a USP. “A razão de estarmos vindo para a ESALQ é por sua reputação na agricultura. Também temos na Austrália um grande renome na área e queremos trabalhar com as melhores instituições que lidam com isso”, afirmou. Para o diretor da universidade estrangeira, Brasil e Austrália possuem similaridades de solo, geologia, entre muitos outros aspectos, além de também terem problemas de agricultura parecidos. “Por isso, é importante que estejamos sempre em contato, aumentando nossa parceria. Trabalhando juntos podemos promover avanços para ambos os países”.

O doutorando do Programa de Pós-graduação (PPG) em Economia Aplicada, Rafael Lopes Jacomini, irá para a UWA no segundo semestre deste ano e está animado. “Eu tive interesse, pois como o Brasil, o país tem uma agricultura muito forte e estou desenvolvendo uma pesquisa que envolve um overview da cana de açúcar no Brasil”, disse. Segundo o estudante, a universidade estrangeira é forte em estudos de uso da terra, por isso aproveitará para desenvolver essa parte da pesquisa na Austrália. “Espero que haja uma contribuição relevante nessa parte e é muito bom poder discutir o assunto com pessoas de outro país. Será uma experiência válida”. Além de Jacomini, a estudante Andressa Faccin Rirsch, do curso de Engenharia Agronômica da ESALQ, também irá para a UWA no segundo semestre.

Como metas e forma de cooperação, os docentes/pesquisadores participarão de conferências, ensino e/ou pesquisa. Os estudantes de graduação e de pós-graduação serão indicados por sua instituição de origem com base na excelência acadêmica, sendo que a aceitação ficará a cargo da instituição receptora. Cada estudante deverá seguir um programa desenvolvido conjuntamente entre as duas instituições. Membros da equipe técnica-administrativa poderão participar, com o intuito de estimular a troca de experiências e conhecimentos administrativos em áreas de interesse comum, sendo que os salários serão pagos pela instituição de origem.

Sobre a UWA – A University of Western Austrália (UWA) foi criada em 1911 e é a maior universidade da Austrália, sendo número um na área de agricultura do país, de acordo com o ranking internacional The Times Higher Education. Site da instituição: http://www.uwa.edu.au/ .

Texto: Alessandra Faveri Postali - estagiária de jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque (15/06/2015)

Palavra chave:
austrália agronomia