Esalq colabora com a formação da nova geração

(acervo: Comissão Técnica Permanente de Preservação e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus)
Editoria:

Membros da Comissão Técnica Permanente de Preservação e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus “Luiz de Queiroz”, realizam a segunda visita à Escola Municipal Professora Vera Lúcia Sabino do Prado, em Piracicaba (SP). A visita faz parte do projeto desenvolvido pelos membros da Comissão que elaboram atividades para divulgar, primeiramente, a cartilha “Ácaros e carrapatos” e, posteriormente, o livro infantil “Tia Madalena e Pedrinho – A incrível vida no solo”.

As visitas são feitas a partir do 1º semestre, início de outono, quando se inicia a temporada dos carrapatos. Assim, de uma forma lúdica, alertam as crianças sobre os sintomas da Febre Maculosa Brasileira e a necessidade do tratamento quando os primeiros sintomas sejam observados.  Já a segunda ida à escola ocorre no início da primavera e tem como propósito discutir a forma como vivem os seres pela camada da superfície da terra, onde crescem plantas, correm os rios, moram os lagos e vulcões e tudo ao nosso redor.

O público é constituído por crianças entre quatro e sete anos de idade que, nesta oportunidade, ficarão entretidos com as apresentações da incrível vida no solo. Os autores, Magdalena Vazquez, Gilberto Moraes e Patrícia Milano, vestiram a camisa da citada Comissão, e se dedicaram a escrever um texto para os pequeninos, numa linguagem que eles gostam de ler e ouvir.

As apresentações serão feitas pelos autores e membros da Comissão de Controle à Febre Maculosa, Patrícia Milano, Gilberto Moraes, Carlos Perez e Mariana Pontin. No livrinho, discute-se a forma como vivem os animaizinhos, seu papel naquele ambiente, os riscos e benefícios a eles relacionados.

Esta é a segunda vez em que membros da Comissão são convidados pela Escola Profa. Vera Lúcia para entreter as crianças sobre temas de seu interesse. Na primeira vez, eles ouviram (e viram) toda a história sobre a capivara, os carrapatos e a febre maculosa, que depois foi relatada por eles a seus familiares em casa.

Da parte da Comissão, o interesse maior é conscientizar os jovenzinhos, de uma forma imediata, sobre o ambiente em que vivemos, ensinando-os a proteger a natureza, com os cuidados que se fazem necessários.

O próximo encontro na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Sabino do Prado, em Piracicaba/SP (Rua Vitória Régia, 655 - Parque dos Eucaliptos), ocorrerá nesta quinta-feira, 25 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (24/10/2018)