ESALQ firma acordo com universidade do Peru

Acordo entre a ESALQ e a universidade do Peru facilitará a união em projetos de pesquisa e extensão (Créditos: Gerhard Waller)
A ESALQ recebeu entre os dias 16 e 17 de novembro, visita da Missão Peruana, composta pelo reitor, Miguel Nicolás Peralta Rosário, e vice-reitor, Percy Amilcar Zevallos Pollito, da Universidade Nacional da Amazônia de Madre de Dios (Unamad), do Peru.

A visita teve como objetivo a assinatura de convênio entre as universidades, que aconteceu na segunda-feira, 16, e contou, ainda, com homenagem aos professores José Vicente Caixeta Filho e Mario Tomazello. Na ocasião, os docentes receberam a condecoração de professores honorários da Unamad pela importância da participação em seu desenvolvimento e pelo auxílio na gestão do convênio.

O diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, disse que a unidade está em festa pela materialização do relacionamento formal com mais uma universidade do exterior. “Felizmente temos parceiros que mostram interesse em fazer com que a integração continue e termos dois docentes galardoados com comenda de uma universidade internacional também é motivo de alegria. Os dois vêm se empenhando na manutenção dessas atividades e espero que isso possa servir como exemplo de boa vontade e disposição”.

Já Caixeta destacou a importância do professor Nussio, que vem dando continuidade a iniciativas como essa e afirmou que a ESALQ e a USP acreditam muito no modelo que efetivamente facilita a interação entre instituições diferentes. “A partir de convênios dessa natureza, a ESALQ tem uma condição muito clara e formalizada de promover um intercâmbio de ideias e pessoas, que certamente vai facilitar o desenvolvimento de atividades conjuntas, relacionadas a ensino, pesquisa e à própria extensão da Universidade”, disse.

Segundo Tomazello, a relação com a Unamad data do ano de 2000, aproximadamente, quando o então mestrando, professor Percy Pollito, passou a estudar na ESALQ em nível de doutorado. “Desde então, nos estabelecemos com universidades da América do Sul, em especial do Peru, um forte vínculo de cooperação internacional, principalmente com respeito à capacitação e transferência de tecnologia e conhecimentos científicos”, contou o professor. Ele ressaltou que, no retorno ao Peru, após defesa de tese de doutorado, Percy foi elemento fundamental na ligação entre as universidades, de modo que outros alunos pudessem aproveitar da oportunidade na ESALQ de instalações modernas, equipamentos e dos programas de pós-graduação.

Sobre receber a comenda, Tomazello disse ser motivo de orgulho e grande responsabilidade. “Isso nos traz um compromisso maior em nome da ESALQ e do Departamento de Ciências Florestais de ampliar a cooperação e estabelecer uma forte relação com a Unamad”.

O vice-reitor da Unamad expôs que a universidade tem apenas 15 anos e que se encontra na capital da biodiversidade de seu país, com um parque nacional que reúne boa quantidade da fauna e flora da Amazônia. “É uma área em que podem ser feitas muitas pesquisas, por isso queremos fortalecer nossos docentes e estudantes e contamos com o convênio com a ESALQ para alcançar esse propósito. O professor que não pesquisa, não pode ensinar nem se projetar na sociedade”, afirmou.

O convênio tem validade de cinco anos, a partir de 2016, e vale para o intercâmbio entre alunos, docentes e pesquisadores de Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Florestais, Administração e Gestão Ambiental. Esta é a terceira universidade do Peru a assinar acordo com a ESALQ, além da Universidad Nacional Central do Peru e Universidade Nacional de Trujillo.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão Alicia Nascimento Aguiar | 17/11/15

Professor José Vicente Caixeta Filho ao lado do Reitor da Unamad, Miguel Nicolás Peralta Rosário (Créditos: Gerhard Waller)
Palavra chave:
Acordo Universidade Peru