Esalq lança desafio “Brasil, esperança alimentar do futuro!”

Gilmar Rotta, Rosane de Paiva Felício e Durval Dourado Neto (crédito: Gerhard Waller)

Brasil, esperança alimentar do futuro! É o tema do desafio lançado hoje pela manhã, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O certame integra o Projeto Temático 2019 do campus Luiz de Queiroz e tem inscrições abertas de 3 de junho até 18 de outubro de 2019.

A ação está dividida nas categorias Frases e Fotos, aberta para toda a comunidade, além da categoria Redação, para estudantes do Ensino Médio Podem das escolas da rede municipal, estadual, particular e SESI.

Com base na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia ações e programas das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, e com o foco em princípios de ciência e de cidadania, o Campus USP “Luiz de Queiroz” se dedica a um dos objetivos mencionados pela ONU como de suma importância para a humanidade e para o planeta nos próximos 11 anos.

Assim, com tema “Brasil, esperança alimentar do futuro!”, o desafio propõe uma reflexão à sociedade sobre a segurança alimentar e o papel do Brasil no desafio mundial de alimentar cerca de 10 bilhões de pessoas em 2.050. Para o êxito da iniciativa, a Esalq/USP conta com as parcerias da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Durante o lançamento do projeto, o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto falou sobre a importância da ação. “Uma das diretrizes da atual gestão da Universidade de São Paulo é a aproximação com os municípios e essa parceria com a Câmara e com a Diretoria de Ensino atendem esse objetivo e se alinha a uma demanda da sociedade, que é a de transformar conhecimento em riqueza que seja aproveitada dento do nosso País”.

Para o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta, a parceria adere à proposta do Parlamento Aberto. “Ter a Esalq e a Diretoria de Ensino como parceiros é algo que se alinha com a abertura da Câmara para receber instituições e pessoas que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade e a formulação de políticas públicas como neste caso, que beneficiam diretamente os estudantes de Piracicaba”.

Representando a Diretoria de Ensino, a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Rosane de Paiva Felício, falou do impacto positivo que o desafio terá nas atividades em sala de aula. “Propor um tema como este certamente provocará professores e estudantes a refletir, pesquisar e ressignificar conteúdos em sala de aula. Além disso, essa real aproximação com a universidade pública trará um impacto positivo para as turmas que se aproximam do processo vestibular e da escolha de uma profissão”.

Para mais informações e inscrições acesse www.esalq.usp.br/projeto2019 .

Texto: Caio Albuquerque (30/05/2019)