Esalq realiza 66ª Semana Luiz de Queiroz

layout: Serviço de Produções Gráficas

De 9 a 14 de outubro de 2023, será realizada a 66ª edição da Semana Luiz de Queiroz. Evento tradicional da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Semana Luiz de Queiroz foi criada para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro.

Assim, anualmente, a Esalq e a Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq), mantém a tradição de uma semana que contempla eventos técnicos, científicos e culmina com a reunião de congraçamento das turmas quinquenais formadas na Esalq.

Para este ano, a programação será inaugurada no dia 9, a partir das 8h, com abertura da Exposição 100 anos da república Copacabana. A mostra de fotos e fatos da Copacabana ficará aberta ao público no Museu Luiz de Queiroz até o dia 14/10.

Secretaria Estadual – Grande parte da programação da Semana Luiz de Queiroz este ano acontecerá na quarta-feira, 11/10.

Logo às 8h será realizada uma solenidade na Sala do Centenário da Esalq, quando a instituição prestará homenagens às entidades parceiras que, ao longo de suas respectivas trajetórias, contribuíram com a Esalq no desenvolvimento de pesquisas e na formação de recursos humanos. Ainda nesta sessão ocorrerá o Ato de Transferência do Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Como ocorre todos os anos, o titular da pasta transfere simbolicamente neste dia sua agenda para Piracicaba e, na Esalq, despacha com diretores de institutos e outras autoridades.

Na sequência, às 10h, será realizada a 1ª reunião do Conselho Consultivo da Diretoria da Esalq. Na ocasião, representantes internos, profissionais e autoridades ligadas à Educação, Agricultura, Ciência e Tecnologia, membros do Conselho, debaterão “O impacto da atuação da Esalq/USP no ensino, pesquisa e extensão”.

Caravana FertBrasil - Com objetivo de debater alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas, a Embrapa tráz no dia 11/10, para a Esalq, a  Caravana FertBrasil.  O evento será realizado das 13h30 às 18h, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq e tem inscrições gratuitas no site https://www.embrapa.br/caravana-embrapa . Clique aqui e saiba mais.

Celebração - Após o feriado do dia 12, a programação da 66ª Semana Luiz de Queiroz terá a Sessão Solene em comemoração aos 100 anos da república Copacabana. O ato será realizado às 10h, no Museu Luiz de Queiroz. Finalmente, no sábado dia 14, a Adealq realizará sua tradicional reunião de congraçamento das turmas quinquenais, com destaque para o Jubileu de Prata da turma de 1998 e Jubileu de Ouro da turma de 1973. A cerimônia será realizada a partir das 7h30, no ginásio de esportes do campus da USP em Piracicaba. Na sequência, a programação será encerrada na festa de confraternização dos egressos, realizada este ano no Engenho Central de Piracicaba.

Texto: Caio Albuquerque (29/09/2023)