ESALQ recebeu homenagens da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador Pedro Cruz reconheceu o mérito do programa Profissões na ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

Na manhã desta quinta-feira, 10/12, a Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) homenagens e moções de aplausos por iniciativas em projetos sociais, culturais e de extensão. ““Estamos nos sentindo prestigiados pelas homenagens da Câmara de Piracicaba, pois isso mostra que o cidadão piracicabano entende que a ESALQ é um lugar bom e que pode contribuir por meio de suas pesquisas e programas de extensão com a comunidade”, comentou o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio.

Entre os vereadores autores das moções, André Bandeira entregou a primeira delas, 128/2015, ao Coral Luiz de Queiroz, pela apresentação na Ponte Pênsil Tião Carreiro e pelas comemorações dos 45 anos da canção “Rio de Lágrimas” que foi inserida há 15 anos no repertório. “Foi uma surpresa bem interessante, todos do Coral ficamos entusiasmados e felizes pela grande visibilidade de nosso trabalho”, declarou a maestrina Cintia Pinotti.

O vereador André Bandeira expressou sua satisfação em reconhecer os trabalhos realizados na ESALQ. “Além de colocar na prática o que os alunos aprendem em sala de aula, a ESALQ contribui com entidades carentes do nosso munícipio. É muito bacana ver um trabalho desse sendo desenvolvido aqui dentro, além do Coral que mostra a ESALQ de uma forma tão magnifica por meio da música e disseminando a cultura à sociedade”.

Outra moção, 190/2015, também de autoria de André Bandeira, contemplou o Projeto SolidarESA pela proposta de aplicar o ensino à favor da comunidade e incentivar a solidariedade a ser vivenciada pela Universidade. A iniciativa promoveu, neste ano, a doação de cinco toneladas de batatas para dez entidades assistenciais de Piracicaba credenciadas pelo Rotary Club de Piracicaba em ação coordenada pela Casa do Produtor Rural (CPRural), pelo Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade (Paces) e pelo Grupo de Experimentação Agrícola (GEA). “Esse é um projeto que tratamos com muito carinho, pois é uma oportunidade de aproximar a sociedade do ensino e das pesquisas acadêmicas e podemos também incentivar ações solidárias ligadas ao conhecimento e experiências realizadas na instituição”, apontou Pedro Valentim Marques, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da ESALQ.

A terceira, 204/2015, homenageou a ESALQ pelo ranking mundial U.S. News and World Report, que ganhou destaque como a 5ª melhor do mundo em Ciências Agrárias. Já o vereador Pedro Cruz entregou a moção de aplausos 247/2015 ao “Programa Profissões na ESALQ” que, desde 2011, orientou cerca de seis mil alunos do ensino médio quanto à escolha da profissão e apresenta a eles os sete cursos de graduação da instituição. “Foi muito gratificante receber essa homenagem e poder coordenar esse projeto, pois é uma grande responsabilidade informar e orientar alunos de ensino médio de escola pública é uma meta muito grande e essa é a única fonte que esses alunos têm de receber essa comunicação”, disse Sueli Pereira Nunes, técnica administrativa da Divisão de Comunicação, que coordena o programa Profissões.

O vereador Pedro Cruz ressaltou a importância do Programa. “Vimos a importância de homenagear esse programa da ESALQ, pois incentiva os estudantes à conhecerem as possibilidades das carreiras profissionais e podem ter um contato com diferentes áreas, principalmente das ciências agrárias que possui muita importância para o nosso país”.

Eleita pela população piracicabana como uma das 10 maravilhas da cidade, no biênio 2014-2016, a ESALQ também recebeu do vereador Pedro Motoitiro Kawai e da Secretaria Municipal de Turismo uma placa que concretiza essa classificação.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (10/12/2015)

ESALQ Notícias - 064/2015 - Moções de Aplauso ESALQ

O vereador André Bandeira entregou moção para o Coral Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)