Esalqshow define categorias de parceria para a 4ª edição

A 4ª edição do EsalqShow será realizada nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, no campus da USP em Piracicaba. O evento abrangerá temas que nortearão a geração do conhecimento e o debate sobre melhorias no campo e nas cidades, envolvendo universidades, governos, lideranças políticas, empresas, entidades, produtores rurais, profissionais liberais, pesquisadores, estudantes e a sociedade.

Acreditamos nessa transformação e buscamos parceiros que possam estar conosco.

Vamos ser protagonistas juntos?

Conectar para transformar – O EsalqShow estimula inovações e empreendedorismo na agricultura, prospectando e debatendo sobre novos produtos, serviços, tendências do mercado, futuros desafios e novas tecnologias. A programação é realizada pela Esalq/USP e conta com a colaboração e presença de profissionais de diferentes setores, de acadêmicos e pesquisadores consagrados, líderes de empresas renomadas e startups, além de estudantes, vindos de diferentes partes do Brasil e do exterior.

Categorias de Parceria
(confira as propostas de parcerias clicando abaixo)

1. Patrocinador (clique aqui
2. Expositor (clique aqui)
3 Apoio Institucional (clique aqui)
4. Mídia Parceira (clique aqui)

Quem somos?

Organização e Curadoria

Fundada em 1901, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba, SP, é hoje uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão de referência nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas, que está entre as 10 melhores universidades do mundo em Ciências Agrárias.

Carrega em seu DNA o espírito empreendedor de Luiz Vicente de Souza Queiroz e Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, o que impulsiona a geração de conhecimentos que embasam políticas públicas e o desenvolvimento de inovações em áreas como agricultura, pecuária, florestas, meio ambiente e produção de alimentos.

Parceira Institucional - Desde 1976, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade de direito privado, viabiliza projetos de colaboradores de unidades da USP, sobretudo, ligados à Esalq, Cena e FZEA, colaborando na gestão administrativa e financeira dos mesmos.

A Fealq ajuda instituições de ensino, pesquisa e extensão a fazer um mundo melhor.

Tema da 4.ª edição: A Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar

O setor sucroenergético brasileiro é referência internacional no que se refere ao desenvolvimento de energia limpa, utilizando-se de recursos renováveis (açúcar, etanol, eletricidade e outros produtos) de importância econômica e ambiental. A cana-de-açúcar e o setor como um todo oferecem ao Brasil segurança energética, crescimento econômico e inclusão social, gerando mais de 700 mil empregos diretos (RAIS, 2017) em 20% dos municípios brasileiros.

O setor gerou cerca de US$ 10 bilhões em divisas externas em 2020 com as exportações de açúcar e etanol (UNICA, 2020). O valor bruto movimentado pela cadeia sucroenergética é de cerca de US$ 100 bilhões, com um PIB de aproximadamente US$ 40 bilhões – o que equivale a cerca de 2% do PIB brasileiro (UNICA, 2019).

Piracicaba é um dos principais polos precursores e responsáveis pelo desenvolvimento da produção de cana-de-açúcar no Brasil, bem como de grande parte do desenvolvimento tecnológico de sua cadeia produtiva.

Além de ter uma boa porção do município cultivada com a cultura, Piracicaba abriga uma série de empresas do setor.

Seja parceiro – Manifestações de interesse para parcerias podem ser encaminhadas para análise da Comissão Organizadora (esalqshow@usp.br c/c acom.esalq@usp.br e rp.esalq@usp.br )

Saiba mais em https://fealq.org.br/esalqshow/

Texto: Caio Albuquerque (04/01/2022)