Esalqueana vence Prêmio Capes Natura

Priscilla é egressa do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq (acervo pessoal)

Na última sexta-feira, 30 de novembro, ocorreu em Cajamar (SP), na sede de inovação e pesquisa da Natura, a entrega do Prêmio Capes/Natura-campus de excelência em pesquisa. Dois doutores foram os contemplados, entre eles Priscilla Siqueira Melo, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Priscila graduou-se em Ciências dos Alimentos na Esalq (2007), tem mestrado (2010) e doutorado (2016) em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2010), também na Esalq. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando com compostos fenólicos, atividade antioxidante, resíduos agroindustriais, oxidação lipídica, atividades biológicas, cromatografia, purificação e isolamento de compostos bioativos. O artigo de Priscilla tem como título Antioxidative and prooxidative effects in food lipids and synergism with a-tocopherol of açaí seed extracts and grape rachis extracts.

“Com uma economia baseada no agronegócio, o Brasil gera grande quantidade de resíduos agroindustriais. Visando um reaproveitamento desses materiais remanescentes, durante o doutorado estudamos diferentes resíduos como fontes de compostos bioativos naturais. Concluímos que muitos desses resíduos agroindustriais, especialmente os provenientes da indústria vinícola e a semente de açaí, podem ser fontes de antioxidantes naturais de uso pelas indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica”, explica Priscilla.

A premiação levou em conta trabalhos em dois temas: conservação e biodiversidade e, além da egressa da Esalq, também foi premiado Felipe Hernandes Coutinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o trabalho Marine viruses discovered via metagenomics shed light on viral strategies throughout the oceans. Outros três pesquisadores tiveram seus trabalhos reconhecidos com menção honrosa. Andrés Maurício Caraballo Rodríguez, Felipe Valença Pereira e Isabelle Cândido de Freitas. Foram mais de 90 inscritos.

Os dois melhores trabalhos ganharam R$ 25 mil. Durante a cerimônia de premiação ocorreu o painel “Ciência e biodiversidade brasileira: rotas para valoração e conservação”.

Texto: Caio Albuquerque (03/12/2018)

Palavra chave:
lan