Esalqueano recebe prêmio na França

Rafael de Andrade Moral desenvolve parte de sua pesquisa na forma de doutorado sanduíche na Irlanda (crédito: Lívia Maria Darroz Mella)

Entre 4 e 8 de julho, ocorreu em Rennes, na França, o 31st International Workshop on Statistical Modelling (IWSM), evento que reúne pesquisadores de várias partes do mundo para debater e apresentar trabalhos na área de Estatística. Alguns dos melhores estudos são premiados e, nesta edição, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) esteve representada com Rafael de Andrade Moral, estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica.

O trabalho do esalqueano, intitulado N-mixture models applied to zero-inflated insect abundance data, foi eleito como a melhor apresentação feita por aluno. Sobre a pesquisa Moral explica que, “em pesquisas de campo em ecologia, é frequentemente de interesse estimar a abundância de espécies. Entretanto, a detecção é imperfeita e, portanto, é importante analisar esse tipo de dados levando em consideração os processos ecológicos e metodologias de amostragem”. Nesse contexto, continua o pesquisador, “modelos chamados "N-mixture" e extensões são particularmente úteis, já que é possível estimar o tamanho populacional e as probabilidades de detecção sob diferentes pressuposições ecológicas”.  Finalmente, Moral fala da aplicação do estudo. “Nós aplicamos extensões dessa classe de modelos para estimar a abundância de Pachycrepoideus vindemiae, um parasitoide de moscas-varejeiras. Também, desenvolveremos métodos para avaliar a qualidade do ajuste, propondo diferentes tipos de resíduos para essa classe de modelos”.

Sobre a premiação, o estudante comenta a importância do reconhecimento. “Ser reconhecido por uma sociedade internacional de modelagem estatística, para mim, como biólogo que ainda está aprendendo as técnicas estatísticas, é muito importante e encorajador. Fico muito feliz e sei que, sem o apoio e ensinamentos da Profa. Clarice, Prof. Wesley e Prof. John, não teria conseguido essa conquista”.

Os nomes mencionados por Rafael são da professora do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ, Clarice Garcia Borges Demétrio, orientadora do doutorando; do professor Wesley Augusto Conde Godoy, do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ, seu co-orientador; e do professor John Hinde, da National University of Ireland Galway (NUI Galway), universidade irlandesa na qual Rafael desenvolve parte de sua pesquisa na forma de doutorado sanduíche até janeiro de 2017.

A professora Clarice lembra que Rafael foi seu aluno de graduação no primeiro ano de Ciências Biológicas e, no segundo ano, começou como estagiário no Departamento de Ciências Exatas. “O enfoque do trabalho é em métodos estatísticos na área de Entomologia, co-orientado pelo prof. Wesley, uma parceria que deu muito certo. Desde o início, mostrou-se dedicado e interessado em aprender. De bolsista de iniciação científica do CNPq, passou a bolsista de iniciação científica, de Mestrado e de Doutorado da FAPESP, sempre brilhante. Esse merecido prêmio vem coroar de êxito os esforços dele ao longo dos últimos quase oito anos”.

Texto: Caio Albuquerque - 25/07/2016