Esalqueano representou a ESALQ no Japão

Em conferência no Japão, esalqueano apresentou palestra sobre a crise hídrica brasileira (Créditos: Divulgação)
Editoria:

Selecionado para representar a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) na 15ª Conferência de Estudantes Internacionais sobre Alimento, Agricultura e Meio-Ambiente, Luiz Bispo, estudante de Engenharia Florestal, aceitou o desafio e desembarcou em terras orientais.

Sempre engajado em causas sociais, dessa vez o estudante partiu do Brasil com o objetivo traçado. Durante a conferência, que ocorreu entre os dias 1 e 2 de outubro, em Tóquio, Bispo ministrou uma palestra relatando a atual crise hídrica vivenciada no sudeste brasileiro. “Foi uma oportunidade de compartilhar ideias, pesquisas e conhecimento. Exploramos projetos regionais de cada país e discutimos como poderíamos solucioná-los por meio de inovação e  da promoção da conscientização” ressaltou.

Em relação a parceria entre a ESALQ e a Tokyo University of Agriculture (Tokyo NODAI) o estudante foi selecionado não apenas para participar da conferência, mas conseguiu apresentar uma das linhas de pesquisas da ESALQ sobre a crise hídrica brasileira e um projeto que está em desenvolvimento na Casa do Bom Menino, chamado "Plantando e Aprendendo". Bispo, como membro do grupo de extensão ISF Brazil, coordenado pelo professor Celso Omoto, e educador ambiental desenvolve o projeto de construção de uma horta sustentável junto com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A oportunidade de representar a ESALQ fora do país possibilitou a Bispo conhecer estudantes de diversas partes do mundo. Além do contato com culturas diferentes, o esalqueano conheceu jovens que estudam e estão empenhados, assim como ele, em mudar o mundo. “Queremos melhorar questões sociais, econômicas, ambientais, políticas e culturais”.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (15/10/2015)

Palavra chave:
Luiz Bispo Conferência Japão