Estudo foi publicado na principal revista da área de recursos hídricos do mundo

Estudo observa necessidade hídrica da cana na região de Araçatuba (SP) (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) acaba de ser publicado na Agricultural Water Management, uma das principais publicações na área de irrigação e recursos hídricos na agricultura.

Com o titulo “Sugarcane irrigation potential in Northwestern São Paulo, Brazil, by integrating Agrometeorological and GIS tools”, o trabalho tem autoria de Vinicius Perin e orientação do professor Paulo Cesar Sentelhas. Foi apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) em 2017.

A revista AWW tem fator de impacto 3.2 e o estudo combinou ferramentas de balanço hídrico climatológico, dados meteorológicos, hidrológicos e imagens de satélite para criar um índex de potencial de irrigação para a região estudada.

Os principais resultados apontam que a produção de cana-de-açúcar nessa região tem a necessidade de ser irrigada, mas a disponibilidade hídrica superficial não é suficiente para cobrir essa necessidade.

Além disso, o estudo também mostrou que a combinação dessas ferramentas climatológicas é uma forma de responder questionamentos comuns sobre a necessidade e a viabilidade irrigação de cana-de-açúcar no Noroeste do Estado de São Paulo.

“Os impactos da pesquisa vão além do Estado de São Paulo, visto que a metodologia pode ser aplicada em outras regiões do Brasil, ou ate mesmo em outros países. É um estudo que contribui para melhor entender como a produção de cana-de-açúcar pode ser melhorada, tendo em visto a preservação dos nossos recursos hídricos”, disse o pesquisador Perin.

Vinicius Perin foi aluno intercambista no convenio da Esalq com a Universidade de Wageningen. Atualmente, está fazendo mestrado na Kansas State University, nos Estados Unidos.

Link da publicação do trabalho:

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque