Globo Rural destaca esalqueanos no Dia do Engenheiro Agrônomo

Adilson Dias Paschoal (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Adilson Dias Paschoal, Shiro Miyasaka e Fernando Penteado Cardoso tiveram suas trajetórias relembradas

Celebrado no último dia 12 de outubro, o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo foi destaque em matéria jornalística do site Globo Rural. Na ocasião, o veículo celebrou a data relembrando a trajetória de alguns profissionais admiráveis nesta área.”No campo, empresas, instituições de pesquisa e universidades, agrônomos e agrônomas têm atuação fundamental para o sucesso do agronegócio”, informa a publicação.

Entre os cinco profissionais destacados, três são formados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP): Shiro Miyasaka, graduado pela Escola em 1951, Fernando Penteado Cardoso, melhor aluno da turma de 1936 e Adilson Dias Paschoal, formado em 1967 e colaborador Sênior do departamento de Entomologia e Acarologia.

Além dos esalqueanos, foram destaques da publicação Ana Maria Primavesi, nascida na Áustria e que se tornou no Brasil uma das pioneiras da agroecologia, e Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz de 1970.

Adilson Dias Paschoal – Pode se orgulhar de um feito para poucos: criou uma palavra de uso corrente na língua portuguesa. Toda vez que você fala ou ouve a expressão “agrotóxico”, está reproduzindo um conceito criado por ele nos anos 1970 em oposição a defensivo agrícola. Inquieto, Adilson estudou agronomia na Esalq e fez PhD na área de ecologia e recursos naturais nos Estados Unidos, na época em que a revolução verde começava a estabelecer os padrões da agricultura industrial.

Shiro Miyasaka – Nascido na cidade da Hokkaido, no norte do Japão, Shiro Miyasaka chegou ao Brasil aos oito anos de idade. Graduo-se na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) em 1951 e, em 1959, tornou-se o primeiro japonês a se doutorar em agronomia no país. Shiro trabalhou em instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), onde se aposentou em 1985.

Fernando Penteado Cardoso – Defensor do plantio direto e da tecnologia aplicada na agricultura, Fernando Penteado Cardoso criou a Manah Fertilizantes (conhecida pelo bordão “Com Manah, adubando dá!”) em 1947. Construiu um projeto de pecuária em 1969 e se tornou um dos introdutores da linhagem Lengruber de nelore no Brasil. Ele dirigiu a Manah por mais de 50 anos, antes de vender a empresa para a multinacional Bunge. Cardoso foi o melhor aluno da turma de Agronomia de 1936 da Esalq/USP e faleceu no ano passado, aos 106 anos.

Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo – Definido nesta data em função da primeira regulamentação do profissional que criou o Curso de Agronomia em 12 de outubro de 1933, no Decreto Presidencial 23.196 assinado por Getúlio Vargas, cuja designação definitiva do título com base no Decreto-Lei 9585 de 16/08/46 assinado por Eurico Gaspar Dutra.

Texto: Caio Albuquerque (18/10/2022)

Fernando Penteado Cardoso — Foto: Eliane Silva
Shiro Miyasaka (Foto: Reprodução/Facebook)