Homenagem ao professor Fernando Valadares Novaes

Professor Fernando Valadares Novaes (Acervo pessoal)

Faleceu ontem, dia 02 de fevereiro de 2021, em Campo Grande (MS), Fernando Valadares Novaes, professor aposentado da Esalq/USP. O docente, que pertenceu ao Departamento da Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), estudou a cachaça, com inteligência e persistência, numa época de poucos recursos.

O Prof. Fernando desenvolveu pesquisas, criou tecnologias e aprofundou o conhecimento em fatores que afetavam a qualidade da bebida. Desenvolveu metodologias e equipamentos de destilação que modificaram o setor produtivo. Foi, sem dúvida, um dos principais responsáveis pelo incremento recente da qualidade da cachaça. Seus alunos e orientados, com certeza, são imensamente gratos pela oportunidade de ter convivido e aprendido tanto com o estimado docente. Nosso reconhecimento e agradecimento eterno a ele!

Particularmente, o Prof. Fernando foi meu grande mestre. Tive a honra e o privilégio de o suceder na área na Esalq. Realmente, uma grande perda para a família, amigos e alunos.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) solidariza-se com todos os entes queridos.

Texto: Prof. André Alcarde (LAN)
03/02/2021

Palavra chave: