Jovem acadêmica da Esalq participará do ECOSOC Youth Forum

Mariana trará vivências de sala de aula na perspectiva de educadora e pesquisadora da Educação (crédito: Gerhard Waller)

Uma delegação da sociedade civil brasileira foi aprovada para participar do programa Diplomacia Civil no ECOSOC Youth Forum 2019, evento anual organizado pelas Organizações das Nações Unidas – ONU. O acontecimento, promovido pelo Instituto Global Attitude, levará Mariana Gomes Vicente, bacharel em Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), para Nova Iorque (EUA), entre 06 e 11 de abril de 2019.

Sediado em São Paulo, o Instituto Global Attitude é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que visa promover a cooperação internacional inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo.

Mariana relata que seu interesse em participar do United Nations Economic and Social Council 2019 (ECOSOC) advém do seu perfil diplomático e história de vida que abrangem experiências de representação social, docência e pesquisa. A bacharelanda tem pesquisado formas de mitigação das mudanças climáticas globais e a formação de professores, além de coordenar cursinhos populares que buscam a democratização do ensino superior brasileiro. “Minha contribuição será trazer vivências de sala de aula, na perspectiva de educadora e pesquisadora da Educação, e representar o desenvolvimento da ciência brasileira por meio das minhas pesquisas sobre a importância ecológica mundial da Amazônia, ambos os tópicos primordiais na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, declarou a bacharelanda.

Os participantes do ECOSOC são envolvidos em sessões de brainstorming, painéis interativos e discussões com líderes mundiais. Além das sessões principais, uma série de eventos paralelos encorajam participantes a se engajarem com temas pertinentes e propiciam a oportunidade de interagirem com diversos grupos como conselhos, organizações e redes nacionais de juventude de todas as regiões do mundo. “O artigo que apresentarei no evento irá explorar a temática da Educação, pois esse é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é meu foco de formação acadêmica e de pesquisa. Meu trabalho atual trata do processo de construção da identidade e desenvolvimento profissional de professores e as políticas públicas possuem influência direta na perspectiva da formação e atuação desses profissionais”, ressaltou a acadêmica.

Mariana recebeu a confirmação de sua participação em 22 de fevereiro de 2019. Foram mais de 100 inscrições em um processo extremamente competitivo de seleção. “Sou de Paulínia, tenho 25 anos, estudei a vida toda em escola pública. Fiz cursinho particular. Na época, eu trabalhava e com o dinheiro do trabalho, eu pagava o cursinho. Isso foi uma das experiências que me conduziram até aqui”, concluiu a pesquisadora.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 25.03.2019

Palavra chave:
Ecosoc Youth Forum Mariana Gomes Vicente Ciências Biológicas delegada Diplomacia Civil Nova Iorque