Museu Luiz de Queiroz terá Domingo de História e Geografia

Editoria:

No próximo domingo, 12 de março, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, o Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza - CRECIN e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) apresentam o evento “Domingo da História e Geografia”.

Em celebração à Semana de Recepção dos Ingressantes da Esalq de 2023, que começa também no dia 12/03, o espaço estará aberto para o público durante o período da tarde, das 14h às 18h, com atividades temáticas envolvendo ambas as áreas do conhecimento!

Exposição “Agricultura nas Bandeiras”

Retrata símbolos visuais que representam países e identidades nacionais, a exposição aborda os aspectos econômicos, históricos, sociais e culturais das atividades agrícolas e pastoris presentes por detrás do simbolismo das bandeiras de diferentes países do mundo. Os materiais expostos foram elaborados pelos alunos do ensino médio dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari, sob orientação do professor Dr. Tiago José Berg, que tem atuado em projetos na área de vexilologia (estudo e significado das bandeiras) e educação.

A exposição, que entrará em seus dias finais de exibição, terá um conteúdo adicional para a ocasião!

Uma réplica da bandeira da Esalq, símbolo da unidade da USP, será inserida junto à mostra, na qual os visitantes poderão aprender e descobrir a origem da mesma e sua relevância dentro da trajetória do campus “Luiz de Queiroz”.

Acervo

Falar de história e geografia sem mencionar o acervo da Esalq é praticamente impossível! Desse modo, diversas salas do Museu estarão com novos painéis gráficos, repletos de informações, curiosidades, registros fotográficos e diversos detalhes sobre Luiz de Queiroz, Ermelinda Ottoni, a residência do Diretor da Esalq, o cotidiano dos alunos, bem como as disciplinas e fatores históricos dessa renomada Escola. Além destes, vários detalhes estarão pensados para que os visitantes possam mergulhar nessa vasta trajetória de mais de 120 anos!

Ainda, é possível aproveitar os jogos e dinâmicas que estão sendo aplicados em conjunto com os conteúdos abordados, usando dos conhecimentos e áreas das ciências agrárias, de forma lúdica, dentro do acervo.

O Jardim Francês e Ermelinda Ottoni

O Jardim Francês estará aberto para visitações, onde é possível apreciar o espaço organizado nos conceitos paisagísticos e históricos deste modelo, bem como visitar a estátua de Ermelinda Ottoni, idealizadora e patrona da Esalq.

Clubinho de Ciências

Quando falamos em história e geografia, não podemos esquecer que aprender de forma didática e lúdica é essencial! O Clube de Ciências, por sua vez, estará oferecendo a oportunidade dos visitantes explorarem a história da Esalq por meio de jogos de tabuleiros autorais e inéditos! Então, que tal aprender jogando?

Mas se engana quem pensa que a geografia vai ficar de fora! Com estações abordando conteúdos sobre sistema solar, eras geológicas, fósseis e geração de energia sustentável, diversas atividades práticas e científicas estarão disponíveis para o público!

Ainda, será oferecido o espaço de saúde mental, por meio de jogos como xadrez gigante e tangram gigante, bem como um ambiente para colorir desenhos.

Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

As ações do Museu “Luiz de Queiroz” e do CRECIN atualmente seguem como parte do calendário do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável - 2022/23, de responsabilidade da UNESCO.

Com o foco nos ODS 3 - Saúde e Bem Estar, ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 7 - Energia Limpa e Acessível, as atividades buscam explorar as temáticas aplicadas ao ensino não formal em ambientes universitários e museológicos.

As atividades são coordenadas por Edno Aparecido Dario, coordenador do Museu “Luiz de Queiroz”, pela Prof.ª Dra Rosebelly Nunes Marques - LES/ESALQ/USP e pelo colaborador Charles Albert Medeiros.

Apoio:

Instituto Federal - campus de Capivari
Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ - SVCEX
Divisão de Comunicação - DvComun
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP
Instituto PECEGE

Informações adicionais:

Atividades gratuitas, sem agendamento prévio
Visitação disponível das 14h às 18h
Sem limite de público e faixa etária

Mais informações, siga nossas redes sociais:

Museu “Luiz de Queiroz” - @museulq