Museu Luiz de Queiroz terá exposição “Rochas e minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas”

Editoria:

De 18 de setembro até 24 de novembro de 2023, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e o grupo de extensão e pesquisa CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Museu de Geociências – IGc/USP apresentam a exposição “Rochas e minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas”.

Com visitação gratuita, a mostra tem como foco falar dos minerais, suas origens, como se formam, mudanças e o que isso tudo causa nos ciclos envolvendo o planeta Terra. O ciclo das rochas, meteoros, as formações dos grãos de areia e como se formam as cavernas e solos, são parte do que a mostra tem a oferecer. Ainda, outros fatores como as questões que envolvem as áreas de química e física são abordadas, por meio de fluorescência, formas geométricas, além é claro do uso e aplicação no setor econômico dos minérios.

A Exposição

Dividido em quatro ambientes, serão abordados os seguintes temas:

Sala 1 - As geociências e os minerais

O que são as geociências e o que são minerais e suas classificações são o foco desse ambiente. Ainda, serão abordados o ciclo das rochas e o que são meteoritos.

Sala 2 - Processos de formação: cavernas, areias e solos

O que são cavernas e como são formadas, bem como os espeleotemas são parte do conteúdo deste ambiente. Ainda, temos os processos de formação de grãos de areia, com observações de tipos diferentes de areia, atrelados também aos processos de formação de solos e sua importância.

Sala 3 - Minérios: características, usos e aplicações

O que é fluorescência e sua observação, o que são minérios e utilização cotidiano. Ainda, vamos descobrir mais sobre os agrominerais e suas aplicações.

Sala 4 - Mineração, combustíveis e economia

A sala apresentará uma mescla de itens do acervo do Museu de Geociências, atrelados a coleção de Mecanização e Agricultura do Museu “Luiz de Queiroz”, abordando a aplicação de combustíveis, minérios explorados e usos econômicos, em paralelo as máquinas e técnicas já apresentadas no roteiro da sala.

Clube de Ciências - As atividades buscam trazer os minerais como destaque, utilizando as práticas de ensino não formal, metodologias ativas e a metodologia STEAM, para ensinar aprendendo. Desse modo, serão abordadas principalmente, as seguintes estações:

Os sólidos de platão e formas geométricas

Nesta atividade, a matemática se une a história e a prática no entendimento das formas que a natureza apresenta.

Combustíveis fósseis e sua formação

Em uma viagem pelas eras, vamos entender de onde vem e como são formados os combustíveis fósseis, como o carvão mineral, gás natural e o petróleo.

Minecraft e a cerâmica

Explorando os conteúdos do jogo Minecraft, vamos aprender o que é argila, como se forma e as aplicações dela na história da humanidade.

Organização - As atividades são de organização do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, do grupo de extensão e pesquisa CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e do Museu de Geociências – IGc/USP.

Apoio - Contam com o apoio do Instituto de Geociências – IGc/USP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia – LES/Esalq/USP, da Divisão de Comunicação – DvComun – Esalq/USP, do Serviço de Cultura e Extensão Universitário - SVCEx, da Esalq/USP e do Instituto PECEGE.

Contato - Para consultar agendamentos de visitas com escolas e grupos:

museulq@usp.br

Redes sociais:

@museulq

@crecin.esalq

@museudegeocienciasusp

Serviço

Exposição: “Rochas e minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas”

Data: de 18/09 até 24/11

Horário: 8h às 17h

Local: Galeria Expositiva Renato Wagner - Museu “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP, campus Luiz de Queiroz, USP Piracicaba. Avenida Pádua Dias, 11.

Texto: Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 13/09/2023