O que esperar do El Niño 2023?

Editoria:

A agricultura é a atividade econômica que mais sofre as influências do clima e do tempo. Os eventos meteorológicos intensos trazem insegurança econômica e alimentar em nível mundial. Nesse contexto, o informe técnico “O que esperar do El Niño 2023” produzido pela Casa do Produtor Rural em parceria com o professor Felipe Gustavo Pilau, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP, destaca a importância do conhecimento da variabilidade das condições climáticas e seus impactos nas regiões brasileiras.

No vídeo são explicadas as características distintas dos fenômenos El Niño e La Niña, como se manifestam e quais são as suas tendências. “ Para o produtor rural, em especial, as questões meteorológicas são de suma importância. A perspectiva climática irá ajudá-lo no planejamento da sua próxima safra. O agricultor da região sul, ao saber da tendência de chuvas, pode ficar mais seguro, já que teve frustrações nas últimas duas safras. Em contrapartida, é também um alerta aos produtores da região central do Nordeste, que devem enfrentar um pouco mais de estiagem e chuvas abaixo da média, conforme destaca o professor Pilau.

O diferencial entre o El Niño e a La Niña é a mudança da temperatura provocada por esses fenômenos atmosféricos no oceano Pacífico. O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano (NOAA) classifica um episódio de El Niño quando a temperatura média da superfície do mar do Oceano Pacífico aumenta 0,5ºC, na parte equatorial, por três meses consecutivos. Já o La Niña corresponde aos efeitos contrários, há uma diminuição da temperatura das águas oceânicas, ocasionando consequências diversas.

As previsões globais indicam mais de 90% de probabilidade do El Niño se manter até o fim deste ano, na intensidade moderada deste fenômeno.

O informe técnico da Casa do Produtor Rural busca elucidar essas diferentes alterações no clima, por influências do El Niño e da La Niña, e como algumas regiões podem se beneficiar e outras se preparar melhor no segundo semestre deste ano.

Vale destacar que, essas interações naturais entre o oceano e atmosfera podem gerar perda de produtividade em muitas culturas agrícolas e, como resultado secundário pode ocorrer problemas no abastecimento e no preço dos alimentos.

O material está disponível no canal do YouTube da Casa do Produtor Rural e pode ser usado tanto por produtores rurais quanto por alunos que desejam aprender sobre essas interações e alterações climáticas.

Sobre a Casa do Produtor Rural

A Casa do Produtor Rural (CPR) é um Centro de Atendimento da Esalq/USP, que atua na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica, objetiva e com enfoque no desenvolvimento dos agricultores familiares. As soluções apresentadas são embasadas nas pesquisas e nas práticas geradas na universidade. A CPR é parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e tem a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ. Mais informações em

cprural@usp.br ou pelo fone (19) 3429-4178.

Por Marcela Matavelli, Comunicação| Coordenação da Casa do Produtor Rural Esalq/USP.

O que esperar do El Niño 2023?