Palestra abordou a mundialização da agricultura brasileira

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)
Editoria:

A mundialização da agricultura brasileira foi o tema da palestra realizada no último dia 22 de maio, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A atividade foi coordenada pelo professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, aconteceu nas dependências do departamento de Ciências Florestais integrou a programação da 6ª JURA - Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que segue na Esalq até a próxima sexta-feira, 24.

O professor Ariovaldo é docente sênior e orientador de mestrado e doutorado em Geografia Humana na FFLCH-USP e tem atuação na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária. Em sua fala, frisou que a falta de concorrência é um grande ponto de conflito do atual sistema econômico. “Trata-se de um aspecto que ocorre a partir da formação dos monopólios, iniciado no final dos anos 1980, início dos anos 1990. Aqui no Brasil os monopólios poderiam primar pela baixa de preço, que é o movimento natural praticado em países como os Estados Unidos, mas ocorreu justamente o contrário. Há que se inverter essa lógica”.

Acesse a programação completa da semana  .