Palestra e Prática: Processamento do Milho Verde

Versão para impressãoEnviar por email
Editoria: 

Em condições de ser cultivado o ano todo, o milho verde, pode ser uma boa alternativa de comercialização aos produtores. Pensando nisso, o projeto SolidarESA “Luiz de Queiroz”, inciativa criada em 2013 pela Casa do Produtor Rural (CPRural) e o Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), realizará no dia 16 de abril, das 8h às 12h, a Palestra e Prática: Processamento do Milho Verde. A atividade abordará o processamento e a fabricação de produtos derivados do milho e será realizada no Centro Rural de Tanquinho.

No evento, com a utilização de boas práticas de preparo culinário serão apresentados os processos de fabricação do curau, suco, bolo, creme e sopa de milho verde, como uma alternativa aos que possuem a cultura em suas propriedades. O projeto, que possui um apelo social, está com a perspectiva de doar cerca de 33 mil espigas entre 11 entidades assistenciais, todas credenciadas pelo Rotary Club Piracicaba.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de abril e podem ser realizadas pelo telefone (19) 3429-4178, da Casa do Produtor Rural.

Sobre o SolidarESA Luiz de Queiroz

Por meio de uma iniciativa da Casa do Produtor Rural (CPRural), e do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), ambos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, teve início em 2013 o projeto SolidarESA “Luiz de Queiroz”, que tem como proposta aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade local, trocar experiências e implantar a solidariedade como uma disciplina a ser aprendida e vivenciada na universidade. A primeira edição, denominada SolidarESA “Luiz de Queiroz” -  Cultivo do Feijão, aconteceu de agosto de 2013 a julho de 2014, na ocasião 6 entidades assistenciais foram beneficiadas com a doação de 1 tonelada do alimento.  A segunda edição com a temática – Cultivo da Batata, em parceria com o grupo PACES - Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade, da ESALQ/USP, aconteceu de agosto de 2014 a julho de 2015 e beneficiou 10 entidades assistenciais com a doação de 5 toneladas de batatas. A terceira edição com a temática o Cultivo do Milho Verde, teve início em julho de 2015 com término previsto para agosto de 2016, a perspectiva de doação é de 33.000 espigas que atenderão 11 entidades assistenciais, todas credenciadas pelo Rotary Club de Piracicaba. 

Realização:

Casa do Produtor Rural (CPRural)

Grupo de Experimentação Agrícola (GEA)

Apoio:

Diretoria da ESALQ; Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx; Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SVCEx; Departamento de Produção Vegetal – ESALQ; Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - ESALQ; Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária – (PRCEU); Fundo de Fomento de Cultura e Extensão Universitária da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária; Centro Rural de Tanquinho; Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMA; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI ; Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - GEAGESP/CEASA de Piracicaba; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER; Grupo de Estudos e Extensão em Frutas e Hortaliças – GEFH; Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos – GESEA; Rotary Club de Piracicaba; Grupo de Fisiologia Aplicada a Sistemas de Produção - GFASP; Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade – PACES e Coplacana. 

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (06/04/2016)

Palavra chave: 
Palestra e Prática: Processamento do Milho Verde SolidarESA