Pesquisa recebeu menção honrosa no 61º Congresso Brasileiro de Genética

Luiz Augusto Cauz dos Santos, estudante do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (acervo pessoal)

O 61º Congresso Brasileiro de Genética, realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Águas de Lindoia (SP), teve como tema “Pós-Genômica”, enfatizando as diferentes áreas, abordagens e ferramentas de pesquisa que surgiram com a genômica do final do século 20 e as tendências para o futuro da Genética.

Entre os trabalhos premiados, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) esteve representada com a pesquisa “Phylogenomics of the passionflower (Passiflora edulis) based on the whole chloroplast genome sequence”. De autoria do mestrando Luiz Augusto Cauz dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, o estudo recebeu menção honrosa na área de Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas

Segundo o autor, a pesquisa iniciou-se com o sequenciamento, montagem e anotação do genoma cloroplastidial completo de Passiflora edulis, o primeiro genoma cloroplastidial completamente sequenciando para a família Passifloraceae, que inclui os maracujás cultivados. “Dispondo deste genoma, realizamos uma análise filogenômica, buscando compreender as relações evolutivas de P. edulis com outras 22 espécies da ordem das Malpighiales com genomas cloroplastidiais completos e disponíveis em bancos de dados”, complementa.

Ainda de acordo com o pesquisador, foram identificadas particularidades no genoma cloroplastidial de Passiflora edulis, particularmente inversões. “A análise filogenômica agrupou todas as espécies e famílias de acordo com o sistema APG III (Angiosperm Phylogeny Group), e confirmou consistentemente o posicionamento de Passiflora edulis dentro da árvore filogenética das Malphigiales”.

Este foi o primeiro estudo filogenômico utilizando a sequência completa de genomas cloroplastidiais dentro das Malpighiales. “Nossos dados se mostraram eficientes na reconstrução das relações filogenéticas, demonstrando a importância do uso de um grande conjunto de dados em estudos filogenéticos, já que o mesmo resulta em análises mais consistentes e acuradas”.

O trabalho teve co-autoria da pós-doutoranda Carla de Freitaz Munhoz e orientação da dos docentes Maria Lucia Carneiro Vieira e Giancarlo Conde Xavier de Oliveira, ambos do Departamento de Genética da ESALQ.

Texto: Caio Albuquerque (16/09/2015)

Palavra chave:
Maria Lucia Vieira LGN Giancarlo Conde Xavier