Pesquisadora recebeu o Prêmio Jovem Bioinformata

Versão para impressãoEnviar por email
Simara Larissa Fanalli (acervo pessoal)

Entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, aconteceu em Curitiba, PR, o X-meeting 2023 - 19th Internacional Congress of the Brazilian Association of Bioinformatics and Computacional Biology (AB3C).

Na ocasião, a Comissão do Concurso de Teses e Dissertações do evento laureou a zootecnista Simara Larissa Fanalli com o Prêmio Jovem Bioinformata -  melhor dissertação. Simara é doutoranda do programa de pós-graduação em Biociência Animal – FZEA/USP e membro do Laboratório Labmic da Esalq, com orientação da professora Aline Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O prêmio foi concedido às teses e dissertações defendidas e aprovadas no período de 1º de maio de 2020 a 31 de maio de 2023. Simara é autora da dissertação “Effect of the addition of different sources of fatty acids in the pig diet on the transcriptomic profile of different tissues”. O reconhecimento ocorreu pelos resultados científicos e tecnológicos já gerados pelo trabalho, assim como pelo potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Bioinformática.

“Nesse estudo, nosso objetivo principal foi identificar os genes diferencialmente expressos e os fatores de transcrição em amostras do músculo esquelético e fígado de suínos que foram alimentados com dietas contendo diferentes níveis e fontes de ácidos graxos”, aponta a pesquisadora.

Segundo a zootecnista, seu trabalho contribui para o campo de pesquisa da nutrigenômica que visa elucidar a influência da dieta na saúde animal e humana e impulsionar a tecnologia e a ciência dos alimentos. “Esse prêmio destaca a importância do estudo realizado pelo grupo, liderado pela Profa. Aline Cesar. Além disso, o prêmio oferece uma oportunidade para ampliar a disseminação e a aplicação dos conhecimentos gerados nessa pesquisa em outras áreas relacionadas”, complementa a premiada.

Pelo prêmio, Simara recebeu um Certificado de Jovem Bioinformata do ano de 2023 emitido pela AB3C, Medalha de Jovem Bioinformata - modalidade mestrado - do ano de 2023; Um valor em Reais oferecido pela Thermo Fisher Scientific, além de um Echo dot Alexa.

A dissertação faz parte do projeto Jovem Pesquisador, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), coordenado pela professora Aline Cesar.

Texto: Caio Albuquerque (20/6/2023)