Prêmio Novos Talentos

Fernando Barros (crédito: Gerhard Waller)

Aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo embutidas no desafio de aumentar a produção de alimentos em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Este é o objetivo principal do “Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”. No total, a competição vai distribuir aos jovens vencedores prêmios no valor de 25 mil reais, que visam apoiar a formação de startups a partir das idéias selecionadas. Para apresentar a iniciativa, o jornalista Fernando Barros esteve na última quinta-feira, 25/08, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Confira a entrevista.

O Prêmio Novos Talentos é uma iniciativa do Fórum do Futuro. Fale um pouco sobre o Fórum.

Fernando Barros (FB): O Fórum é uma entidade sem fins lucrativos. Quando surgiu, quatro anos atrás, entendemos que não havia nenhuma agência do setor de alimentos trabalhando o diálogo com a sociedade. Esse é o nosso espaço, existem temas sensíveis e precisamos romper com a barreira urbano-rural. Em 1950, 66% dos brasileiros moravam no campo.  Em 2020 serão menos de 10% e depois ficará no meio rural só a tecnologia. O mundo é urbano e não trabalhamos na projeção do rural para a cidade, nós trabalhamos na linguagem da cidade e falamos em alimentos e não em agricultura. A população quer saber se somos socialmente corretos e o processo é correto.

Então o Fórum apresenta um discurso inovador?

FB: O fórum precisou reconstruir o discurso, apresentar nossos resultados de forma que a sociedade entenda. O plantio direto é uma das maiores revoluções na área ambiental na história da agricultura, mas se perguntarmos em Ipanema o que é plantio direto ele não tem noção desse conceito. É um conceito técnico que não migra para o ambiente urbano.

O Prêmio Novos Talentos está portanto em sintonia com esse propósito?

FB: Esse é um desafio enorme, já lançamos o Prêmio em maio, nos EUA. Na primeira edição, o trabalho vencedor foi daqui da ESALQ, de autoria da então doutoranda Bruna Durante Batista. Precisamos valorizar as conquistas vindas da ciência e por isso precisamos quantificar, qualificar e comunicar de forma interativa de forma quer a sociedade perceba o valor da ciência, da tecnologia e da inovação. O Prêmio é uma forma de aproximar a sociedade urbana da universidade e valorizar o conhecimento produzido aqui dentro em um formato compreensível e essa é uma mensagem global. A agricultura tropical sustentável é a maior saga da história brasileira e precisa ser contada. E essa iniciativa é uma das formas de fazê-la.

Quais são as novidades desta nova edição?

FB: Essa nova edição está dividida em duas frentes, “Américas”, em uma parceria com o Banco Mundial e “Brasil”. Esta última vem subdividida nas categorias “Pecuária carbono neutro” e “Agregação de valor indústria, comércio, serviços”. Os trabalhos já podem ser submetidos e todas as informações estão no endereço www.premionovostalentos.com .

Texto: Caio Albuquerque (26/08/2016)