Produção de Vinho de Qualidade será tema de palestra

Atividade abordará instalação e manejo de vinhedo e técnicas de vinificação. (Crédito: Divulgação)
Editoria:

O crescimento de novos recursos tecnológicos, curiosidade pelo estudo da enologia e aumento da procura de consumidores, são fatores que estimularam o aperfeiçoamento do vinho brasileiro nos últimos anos. É pensando em agregar conhecimento aos que possuem interesse pela bebida, que a Casa do Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará dia 20 de junho o ciclo de palestras: Produção de Vinho de Qualidade. O evento ocorrerá das 7h30 às 12h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. Com a proposta de atrair produtores rurais, profissionais do setor e alunos de graduação e pós-graduação, palestra abordará a instalação e manejo de vinhedo e técnicas de vinificação em vinhos para obtenção de uma bebida de qualidade. Na ocasião, comemorando os dez anos da Casa do Produtor Rural, será lançado o livro “Produção de Vinho de Qualidade”. No encerramento, acontecerá uma apresentação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira.

Para participar do evento, os interessados podem realizar inscrições gratuitas até 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Casa do Produtor Rural, na Avenida Pádua Dias, 11 – Bairro São Dimas, pelo e-mail cprural@usp.br ou pelo telefone (19) 3429-4178.

Programação:

07h30 Inscrição e entrega de materiais aos participantes

08h00 Palestra 1: Produção de Vinho de Qualidade / Professor André Ricardo Alcarde (USP/ESALQ) e doutoranda Aline Bortoletto (USP/ESALQ)

08h40 Palestra 2: Instalação e Manejo do Vinhedo / Professor Frederico Alcântara Novelli Dias – EPAMIG

09h20 Café da manhã

09h50 Palestra 3: Maturação, colheita e controle da vinificação / Professora Renata Vieira da Mota – EPAMIG

10h30 Palestra 4: Vinificação em Tinto / Enóloga Isabela Peregrino – EPAMIG

11h10 Lançamento e distribuição do livro “Produção de Vinho de Qualidade” e Apresentação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira

12h30 Encerramento

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (25/05/2015)

Palavra chave: