Professor Carlos Tadeu Dias é homenageado

Carlos Tadeu dos Santos Dias e João Roberto Spotti Lopes (Crédito: Fabiano Pereira)
Editoria:

Formado em Agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1984, Carlos Tadeu dos Santos Dias começou a atuar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Roraima. Sua atuação na empresa lhe rendeu uma bolsa para pós-graduação em estatística na Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), que iniciou em 1985 e terminou em 1988. O professor continuou na instituição desde então.

Mestre e doutor em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Esalq, começou a lecionar em 1996 na graduação e pós-graduação da Escola. Foi por vários anos coordenador do programa de pós-graduação de estatística e chefe de departamento. Dias conta que gosta de equilibrar o ensino, a pesquisa e a extensão.

Entre seus trabalhos, destaca o pós-doutorado na Exeter University-Inglaterra e sua contribuição para o Método AMMI, para análise de interação Genótipo-Ambiente, como os de maior satisfação pessoal. “Esse método é universal e utilizado em diversas áreas de conhecimento, como entomologia, zootecnia, solos, economia, todas essas áreas utilizam essas análises que envolvem a interação”.

Após a aposentadoria, o docente volta para a Universidade Federal do Ceará, onde se graduou, para assumir um posto de professor visitante. Dias encerra todas as suas atividades na Esalq, mas não descarta a possibilidade de voltar.

O docente recebeu, em 13 de fevereiro das mãos do vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, um Termo de Reconhecimento pelas suas contribuições à universidade.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque