Professor da ESALQ lança 2ª edição de livro sobre produção de sementes

O conteúdo compreende 13 capítulos sobre a importância das sementes, formação e maturação, relações água/sementes, dormência, germinação, etc. (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Com o objetivo de tornar mais acessível um conjunto de informações sobre aspectos básicos e aplicados dos processos vitais da semente e de fatores que afetam seu desempenho, o professor do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/EALQ), Júlio Marcos Filho, lançará a segunda edição do livro “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas” em setembro deste ano.

O professor realizou o pré-lançamento da obra no IV Curso de Fisiologia de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), em Londrina (PR), no mês de maio. Na ocasião, foram impressos cerca de 120 exemplares para os participantes do evento. No entanto, o lançamento oficial acontece entre 14 e 17 de setembro no 19º Congresso Brasileiro de Sementes, em Foz do Iguaçu (PR).

A nova edição é publicada pela Abrates e contém 660 páginas. Os temas são os mesmos da primeira edição, com uma atualização do conhecimento disponível. “O texto aumentou cerca 35% em relação à primeira edição e foi a partir das anotações efetuadas durante o preparo de aulas de graduação e pós, aliadas ao levantamento bibliográfico e experiência acumulada no decorrer das atividades profissionais, que os fundamentos para a redação do livro foram constituídos”, afirmou o professor. O conteúdo compreende 13 capítulos sobre a importância das sementes, formação e maturação, relações água/sementes, dormência, germinação, deterioração, condicionamento fisiológico, vigor e desempenho e avaliação do potencial fisiológico. O primeiro livro foi lançado em 2005, com 445 páginas. Ao todo, foram impressos 3 mil exemplares entre o ano de lançamento e 2011.

Júlio Marcos Filho ainda ressaltou que a publicação é um reconhecimento à Abrates pelo que tem feito pela área de sementes no Brasil. “Trata-se de um reconhecimento e tentativa de incentivar outros colegas a produzirem textos sobre os mais variados aspectos da tecnologia de sementes e publicarem sob edição da Abrates, que, na verdade, me prestigiou ao assumir a responsabilidade de dar suporte a essa segunda edição”, afirmou. O público-alvo da obra envolve docentes, pesquisadores, estudantes de cursos de graduação, pós-graduandos e profissionais da iniciativa privada, atuantes nas áreas de produção, processamento e avaliação da qualidade das sementes de plantas cultivadas.

A nova edição também será oferecida em inglês, com tradução de Lloyd Friedrich e revisão do professor Miller McDonald, da Ohio State University; e em espanhol, traduzido por Daniel Ricardo Souza Gomez, que trabalha na área de entomologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa). “O fato de ser traduzido para outros idiomas poderá contribuir para que a divulgação seja ampliada e também pode ser interessante para avaliar até que ponto o conteúdo do livro será aceito pela comunidade sementeira internacional”, acrescentou o professor, que também afirmou estar muito satisfeito por complementar o trabalho. “Espero contribuir para que mais pessoas se interessem pelo assunto e que o livro possa ser realmente útil”, finalizou.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque | 02/07/15

Palavra chave:
Júlio Marcos Filho, IV Curso de Fisiologia de Sementes, Abrates, 19º Congresso Brasileiro de Sementes