Professor da ESALQ vence o Prêmio Bunge 2016

José Vicente Caixeta Filho recebeu os cumprimentos do diretor Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)

O professor José Vicente Caixeta Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi anunciado vencedor do Prêmio Fundação Bunge. Em sua 61ª edição, a iniciativa reconheceu Caixeta Filho na categoria Vida e Obra, área de Infraestrutura de Transportes.

Em 2016, a premiação homenageia as áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Exatas e Tecnológicas. Foram contemplados profissionais com trabalhos relacionados aos temas “Nutrição e Alimentação Animal” e “Infraestrutura de Transportes”, respectivamente.

A decisão final, anunciada na manhã desta sexta-feira, 22/7, coube ao Grande Júri, formado por reitores, representantes de entidades científicas e culturais, além de ministros de Estado. O júri foi presidido pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Caixeta falou da importância em ser reconhecido. “A importância pessoal desse prêmio coincide com o reconhecimento da qualidade do seu trabalho em uma área bastante específica, por um grupo de profissionais extremamente qualificados, conduzidos pela Fundação Bunge”. Caixeta ressaltou ainda o fato de ser premiado em uma área relativamente recente no escopo da ESALQ. “A ESALQ, ao longo dos últimos tempos, tem diversificado suas áreas de atuação e portanto, ser reconhecido na área de Infraestrutura de Transportes, que alguns chamam de Logística, a partir da ESALQ, acredito que seja muito relevante porque é uma novidade. Não se esperaria que essa área pudesse existir e, além disso, fazermos um trabalho de qualidade dentro de uma instituição predominantemente agrícola. Isso faz a ESALQ extrapolar o ambiente da agricultura. Abordamos a agricultura e vamos além dela”.

Premiados – Além do professor Caixeta, foram premiados, na área de Ciências Agrárias, tema "Nutrição e Alimentação Animal", Sebastião de Campos Valadares Filho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na categoria Vida e Obra. Na categoria Juventude, Felipe do Nascimento Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o agraciado. Na área Ciências Exatas e Tecnológicas, Hugo Miguel Varela Repolho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) foi contemplado na categoria Juventude.

José Vicente Caixeta Filho é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984), Mestrado em Economics - University of New England (Austrália, 1989), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993) e Pós-Doutoramento na Christian-Albrechts Universität zu Kiel (Alemanha, 1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP/ ESALQ e Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG). Foi também Diretor da ESALQ no período compreendido entre 2011 e 2014. Sua área de atuação em termos de ensino, pesquisa e extensão é voltada para temas e instrumentais analíticos relacionados à Logística Agroindustrial, com destaque para os trabalhos focados nos seguintes temas: transporte, armazenamento, pesquisa operacional (programação linear e inteira, particularmente).

Texto: Caio Albuquerque (22/07/2016)

Palavra chave:
caixeta transportes